in

Formação do solo e do relevo: confira como se deu a evolução

A formação do solo e do relevo passa por diversas transformações ao longo da formação terrestre

A formação do solo e do relevo terrestre começou há mais de 3,8 bilhões de anos com o resfriamento superficial do magma. Com isso, houve o surgimento das primeiras rochas, que deram origem às primeiras formas de estrutura do relevo.

O primeiro tipo de relevo formado foram os crátons, que também são conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos. Esse tipo de terreno se formou há mais de 2 bilhões de anos, na era pré-cambriana.

Apesar dessa solidez, os crátons passaram por diversas transformações estruturais devido ao longo período de existência. Dessa forma, os terrenos formados por essa estrutura geológica foram extremamente desgastados se apresentando atualmente como planaltos de baixa altitude ou até mesmo depressões relativas.

Já as bacias sedimentares são as mais extensas estruturas geológicas existentes, cobrindo cerca de 70% da superfície terrestre. Essa estrutura de relevo é composta por uma série de camadas de rochas sedimentares, que se formaram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. As bacias sedimentares podem apresentar fósseis e petróleo.

As mais recentes estruturas de relevo formada na terra são os dobramentos modernos. Datadas de 250 milhões de anos atrás, os dobramentos modernos surgiram devido a ação do tectonismo, choque entre diferentes placas tectônicas. Essas formações dão origem às cadeias de montanha, como a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira do Himalaia.

O que é o solo?

Uma fina camada que recobre todo o relevo terrestre, o solo é de fundamental importância para o desenvolvimento humano. Devido ao seu papel na produção de alimentos, seja na agricultura ou na alimentação de outros animais, os solos influenciam diretamente a vida pessoas.

A formação de cada solo acontece a partir da decomposição de uma rocha matriz ou rocha mãe. Com a liberação de componentes dessa rocha e a mistura com outros sedimentos, surgem os diferentes solos.

Além disso, com a decomposição da rocha matriz, o solo passa a ser composto por diversas camadas. Os solos que apresentam um maior número de camada são os mais antigos e dessa forma são considerados solos maduros.

Veja no exemplo abaixo a transformação do solo.

Dicas Enem

Para você que se prepara para o Enem e outros vestibulares, fique atento aos tipos de solo, as suas características e os locais de principal ocorrência no Brasil.

Um primeiro tipo de solo é o argiloso. Tem como característica ser de consistência fina e impermeável a líquidos. Mas com grande retenção de água, pouca acidez e resistente à erosão.

A terra roxa é um exemplo de solo argiloso em terras brasileiras. Muito fértil, esse tipo de solo é utilizado na agricultura, principalmente no cultivo de café. A terra roxa está presente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Solo arenoso

O solo arenoso, que também é conhecido como solo “leve”, tem como característica a grande presença de areia. Essa característica faz com que o solo seja pobre em nutrientes e água, além de serem propensos à erosão. O solo arenoso tem maior incidência no nordeste brasileiro.

Um terceiro tipo de solo existente é o humoso, que também é conhecido como “terra preta”. Por conta da presença do húmus, que é gerado pela decomposição de materiais, esse solo retém água e apresenta uma grande quantidade de nutrientes, sendo bom para a agricultura.

Já o solo calcário é formado a partir de partículas de rochas, ou seja, apresenta uma grande quantidade de rochas no meio do solo. O terreno com esse tipo de solo é pouco indicado para a agricultura.

Em suma, a formação do solo e do relevo passa por diversas transformações ao longo da formação terrestre. Além disso, o conhecimento básico desses elementos facilita o desenvolvimento humano em toda a terra.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0
descobrimento do Brasil e os povos indígenas

A história dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira

Inglês

Nível de proficiência em inglês no Brasil ainda é considerado baixo