in

Observações e mensurações: entenda como se dão as representações

Os físicos dão o nome de grandeza física a tudo que pode ser medido

observações e mensurações a partir das medidas de uma régua

Você já percebeu que a maioria das coisas que existem ao nosso redor pode ser medida? Portanto, a altura da parede, a força que usamos para empurrar a cadeira, o tempo que levamos para ler um artigo, entre outras coisas. Assim, os físicos dão o nome de grandeza física a tudo que pode ser medido. Sendo assim, as observações e mensurações são prática comum deste conteúdo da ciência.

Resumidamente todas as grandezas físicas são grandezas mensuráveis. Afinal de contas, elas podem ser medidas e representadas por números ou expressões. Porém, há coisas que não podem ser medidas, como o sentimento, por exemplo: você não consegue medir a extensão do amor, do ódio ou da saudade.

Comparação

Considerando assim, sempre que usamos uma medida estamos embutindo na ação a prática da comparação.

Desse modo, para exemplificar, a altura de uma parede mede 3 metros, ou seja, compara-se a altura da parede à unidade de medida que é o metro (m) na grandeza física considerada, que é a do comprimento (L).

Mas só para antecipar, m é uma unidade de medida e L é uma grandeza física primária que ainda veremos mais detalhadamente neste artigo.

Portanto, quer saber quais são os principais tipos de grandeza física? Logo, continue acompanhando a leitura.

Grandezas físicas: os sete tipos primários

Você sabia que existem vários tipos de grandeza física no mundo que são objeto de estudo das observações e mensurações dos físicos? Então, vejamos as sete principais:

  • comprimento (L);
  • massa (M);
  • tempo (T);
  • temperatura termodinâmica (θ);
  • intensidade de corrente elétrica (I);
  • intensidade luminosa (Iv ou J);
  • quantidade de matéria (N).

Estas são, portanto, as grandezas primárias, pois delas saem as grandezas derivadas que, por sua vez, são fruto de um estudo mais aprofundado da Física. Assim, veja a seguir as unidades de medida relacionadas a essas grandezas físicas.

Unidades de medida: padrão universal

Mas, como seria se cada cultura utilizasse uma unidade de medida? Se o nosso conhecido metro, com 100 centímetros, tivesse tamanhos diferentes conforme o país? Certamente, seriam afetadas as relações comerciais, o vestuário, o transporte etc.

Pensando nisso, foi criado em 1960 o Sistema Internacional de Unidades, conhecido pela sigla SI.

Logo, ele foi reconhecido internacionalmente como um sistema métrico para ser utilizado em pesquisas científicas e na rotina da economia.

Unidades de medida

Veja, portanto, as unidades de medida universais que se referem às sete grandezas físicas expostas acima.

  • comprimento – metro – m;
  • massa – quilo – kg;
  • tempo – segundo – s;
  • temperatura termodinâmica – Kelvin – k;
  • intensidade de corrente elétrica – Ampère – A;
  • intensidade luminosa – candela – cd;
  • quantidade de matéria – mol – mol.

Curiosidade

Nesse sentido, como foi dito, se cada nação utilizasse uma forma diferente de medida poderia se comprometer os negócios internacionais.

Mas na verdade o sistema internacional de medição foi criado para resolver questões internas dos países.

Assim, é o caso da França que, durante a Revolução Francesa, no século 18, sentiu a necessidade da criação do parâmetro de medida porque via dificuldades no comércio e na indústria devido à existência de diversos padrões de medida.

Observações e mensurações: grandeza escalar e vetorial

Assim, é importante saber que a grandeza física se divide em grandeza escalar e vetorial. Desse modo, veja as características de cada uma:

Grandeza escalar: ela precisa unicamente de um número e uma unidade de medida. Por exemplo: 50 kg, 200 m, 60 s.

Grandeza vetorial: para a sua representação é necessária uma caracterização mais precisa. Por exemplo: 80 km/h.

Vetor

Nesse sentido, essa representação especial é demonstrada por um símbolo matemático chamado vetor. Sendo assim, este, por sua vez, consiste em:

  • módulo: comprimento do segmento;
  • direção: representado por uma reta (diz respeito à posição – horizontal e vertical, por exemplo);
  • sentido: simbolizado por uma reta com flecha (diz respeito à orientação).

Por consequência, utilizando-se direção e sentido pode-se determinar a posição de qualquer corpo ou objeto numa trajetória curvilínea.

Fique atento

As observações e mensurações da Física acabaram sendo muito utilizadas nas ciências exatas para projetos automobilísticos, de construção civil, desempenho dos atletas nas competições, entre outros.

Por consequência, o assunto cai nos vestibulares e no Enem com destaque para problemas sociais onde podem ser aplicados os conceitos das grandezas físicas.

Caiu no Enem

Veja questão já resolvida que caiu no Enem e que se fundamenta nas grandezas escalares.

(Enem) Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais (rios, córregos e outros) ocorre pelo hábito de jogar óleo utilizado em frituras nos encanamentos que estão interligados com o sistema de esgoto. Se isso ocorrer, cada 10 litros de óleo poderão contaminar 10 milhões (107) de litros de água potável.

Manual de etiqueta. Parte integrante das revistas Veja (ed. 2055), Claudia (ed. 555). National Geographic (ed.93), e Nova Escola (ed. 208) (adaptado).

Pergunta

Suponha que todas as famílias de uma cidade descartam os óleos de frituras através dos encanamentos e consomem 1.000 litros de óleo em frituras por semana. Qual seria, em litros, a quantidade de água potável contaminada por semana nesta cidade?

Opções

(A) 10-2

(B) 103

(C) 104

(D) 106

(E)109

Resolução

Considerando que 101 contaminam 107, 103 contaminariam X. Basta, então, fazer a Regra de 3. Veja:

101 X = 103 . 107

X = 103 . 107 / 101

(somam-se os expoentes e mantém a base 10)

X = 1010 / 101

(subtraem-se os expoentes)

X = 109

Gabarito

Portanto, o gabarito é a letra E.

Para concluir, revise os temas de grandezas físicas, focando-se nas grandezas escalares e vetoriais. Continue acompanhando o blog Guia do Ensino e boa sorte!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Física

Redator especialista em Física no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Padre José de Anchieta, representante do Quinhentismo

Quinhentismo: a visão europeia do Brasil recém “descoberto”

As políticas territoriais ambientais e os seus reflexos