in

Estruturas celulares e os seus aspectos bioquímicos

As células estão presentes nos seres vivos. Elas são unidades microscópicas que possuem diversas estruturas celulares. Algumas dessas estruturas são formadas por compostos orgânicos.

Nesse sentido, os compostos orgânicos são caracterizados pela presença de carbono e ligação covalente na sua composição. Além disso, por apresentarem grande complexidade, em sua maioria,  são identificados como macromoléculas.

Os principais exemplos de estruturas celulares orgânicas são os carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas.

Carboidratos

Principal fonte de energia dos seres vivos, os carboidratos também podem ser denominados de açúcares, hidratos de carbono e glicídios. Além disso, os carboidratos podem ser divididos em três tipos diferentes:

  • Monossacarídeos  → Se caracterizam por serem a principal fonte de energia das células. Além do mais, têm a função de constituir as estruturas dos seres vivos. Alguns exemplos são a glicose, frutose, galactose, entre outras.
  • Dissacarídeos → São formados a partir da união de dois monossacarídeos. Essa junção ocorre através de um processo de desidratação. Não produzem energia diretamente, mas quando hidrolisados se transformam em monossacarídeos novamente, produzindo energia. São exemplos de dissacarídeos a sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose), maltose (glicose + glicose).
  • Polissacarídeos → Esse tipo de carboidrato é formado por diversas moléculas de monossacarídeos, sendo insolúveis em água. São divididos em estruturais, como quitina e celulose, e energéticos, como glicogênio e amido.

Lipídios

São insolúveis em água e desempenham diversas funções no corpo humano. Essas estruturas celulares são divididas em cinco tipos:

  • Carotenoides → São pigmentos que atuam na absorção de luz, ajudam na visão e são precursores de vitamina A.
  • Cerídeos →  São responsáveis pelo processo de impermeabilização de superfície de frutos e folhas.
  • Esteroides → Moléculas sinalizadoras precursoras da testosterona, estrógeno e progesterona. Um exemplo desse tipo de lipídio é o colesterol. O colesterol é produzido naturalmente pelos animais, mas em excesso pode causar doenças.
  • Fosfolipídios → Compostos principalmente por ácidos graxos, fosfatos e glicerol. Uma dupla camada de fosfolipídios forma a membrana plasmática das células.
  • Triglicerídeos → Compostos por três ácidos graxos e glicerol. Uma das melhores formas de armazenar energia.

Proteínas

Formadas pela associação de aminoácidos, as proteínas também desenvolvem diversas tarefas nos seres vivos:

  • Estrutura → Formação dos tecidos como queratina e colágeno.
  • Enzimas → Agilizam as reações químicas diminuindo a energia de ativação.
  • Hormônios → Diversos hormônios são formados por proteína, como a insulina e glucagon.
  • Proteção → Os anticorpos são proteínas de defesa do corpo.
  • Transporte → O transporte de oxigênio no sangue é realizado pela proteína chamada hemoglobina.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, fique atento às estruturas celulares, desde a sua formação até as principais funções, pois é um assunto comum de ser cobrado na prova. Veja, por exemplo, o exercício abaixo:

(Enem) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana.

Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.
B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede a manutenção e a reprodução desses organismos.
C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
D) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
E) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

Resposta certa: Letra E, pois ao bloquear a produção de proteínas vitais o antibiótico enfraquece a atividade da bactéria.

Em suma, as estruturas celulares são fundamentais para o desenvolvimento saudável e correto dos seres vivos. Mas é preciso sempre alertar que o excesso de qualquer coisa traz prejuízos.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0
líderes da Revolução Cubana, homens caminhando em marcha

Revolução Cubana: entenda o contexto histórico e seus reflexos

mulher pensativa com ponto de interrogação ao lado para se referir a homônimos e parônimos

Homônimos e parônimos: você sabe qual é a diferença?