in

Entenda os tipos de transformações químicas

pedaços de madeira pegando fogo
O calor é um dos processos que interfere nas substâncias

Em primeiro lugar, vamos entender o que são as transformações químicas. Elas são, em suma, as mudanças ocorridas devido à alteração da propriedade das substâncias originais, que dão origem a novas substâncias.

Portanto, essas transformações normalmente ocorrem através de reagentes. No entanto, somente pode ser classificada como uma transformação química quando resulta em um material diferente do original, assumindo novas características.

Tipos de transformações químicas

1)              Pela ação do calor: Ocorrem por interferência do calor, como por exemplo, ao assarmos um bolo.

2)              Pela ação mecânica: Ocorre quando existe fricção ou choque entre as substâncias, como por exemplo, quando acendemos um fósforo ou isqueiro.

3)              Pela ação da luz: Ocorrem pela ação da luz do sol, ou luz artificial. Como, por exemplo, as folhas das árvores que ficam amarelas quando expostas ao calor do sol.

4)              Pela junção de substâncias: Ocorre através da junção de substâncias. Normalmente é realizado em laboratório, como por exemplo, a adição do sódio metálico em água, dando origem ao hidróxido de sódio.

5)              Pela ação da corrente elétrica: São transformações que necessitam da interferência de corrente elétrica para ocorrer, como por exemplo quando colocamos o cloreto de cobre em uma solução aquosa, originando o cobre.

Transformações químicas e velocidade

A velocidade está relacionada às transformações químicas, uma vez que determinados fatores podem acelerar ou diminuir o tempo de ocorrência da mudança.

Entretanto, alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. Então, vamos conhecer os principais:

A temperatura

A temperatura é responsável por mover as moléculas presentes nas substâncias. Sendo assim, quando maior ela for, mais movimentação ocorre. Em consequência, se chocam com maior energia, ampliando a velocidade da transformação.

Então, quanto maior a temperatura, mais alta é a velocidade de transformação química das substâncias.

Por exemplo:

Quando estamos cozinhando e desejamos que a comida fique pronta mais rapidamente, aumentamos a chama do fogão. Por outro lado, quando queremos retardar a deterioração dos alimentos, os guardamos em baixas temperaturas no freezer ou geladeira.

Presença de luz

A presença de luz também faz com que algumas transformações químicas ocorram mais rapidamente. Da mesma forma, a energia das ondas eletromagnéticas auxilia a quebrar a barreira da ativação.

Por exemplo:

A ocorrência da fotossíntese das plantas, que necessita da presença da luz para acontecer, certamente é conhecida de todos.

Pressão

Quando ocorre pressão, ou seja, força sobre uma substância, ocorre também o aumento da concentração de reagentes. Em consequência aumentam as colisões e a velocidade da reação.

Por exemplo:

Durante a utilização da panela de pressão para cozinhar mais rapidamente alguns alimentos.

Superfícies de contato

As superfícies de contato, da mesma forma, alteram a velocidade das transformações químicas. Sendo que quando maior é a superfície, maior também é o volume de moléculas em reação. Isso aumenta a velocidade da reação. Em resumo, substâncias fracionadas reagem mais rapidamente do que as inteiras.

Por exemplo:

Gravetos queimam mais rapidamente do que pedaços grandes de madeira.

Concentração

Certamente que quanto maior for a concentração de reagentes, maior também o número de moléculas dos reagentes. Dessa forma, se aumentam as colisões e consequentemente a velocidade da reação.

Dicas Enem

Se você está se preparando para o Enem, saiba que a prova de química sempre aborda temas relacionados às transformações químicas. Se você quer sair na frente, confira também:

  • Evidências de transformações químicas;
  • Transformações químicas e energia calorífica;
  • Sistemas gasosos: lei dos gases.

Esse e muito outros temas relevantes para o exame, você encontra aqui no Guia do Ensino.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Química

Redator especialista em Química no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Imperialismo: a pressão dos países mais fortes sobre os mais fracos

Colocação pronominal e a sua importância na frase