in

Revolução Bolchevique: entenda como ocorreu e seus reflexos

A Revolução Bolchevique trouxe reflexos para a Rússia socialista

Lenin e os bolcheviques

Foi no ano de 1917, com o desgaste do czarismo na Rússia, que a Revolução Bolchevique começou a ganhar forma. A população estava inconformada com o Czar Nicolau II e começava a apoiar uma revolução comandada pelo Partido Comunista. Esse, por sua vez, era liderado por Vladimir Lenin.

As mudanças que estavam sendo implementadas na Rússia, segundo os bolcheviques, não eram suficientes. Eles defendiam alterações mais radicais, capazes de quebrar o tradicionalismo russo em vigor.

Ainda em 1917, com o apoio popular, Lenin é eleito para assumir o Conselho de Comissários. E os bolcheviques passam a assumir o controle da Revolução Russa. Liderando a revolução, Lenin passa a combater os que se posicionavam contrários aos seus interesses.

Revolução de Outubro de 1917

Neste período, o Czar Nicolau II foi morto, marcando assim a ascensão do comunismo na Rússia. E foi assim que aconteceu a tão esperada luta de classes idealizada por Lenin, que foi chamada de Revolução de Outubro de 1917.

Quem eram os bolcheviques?

Inicialmente, bolchevique significa “maioria” em russo. A palavra começou a ser utilizada no início do século XX para nomear os integrantes mais radicais do Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR). Partido esse que se opunha ao regime de Nicolau II na Rússia.

Os bolcheviques defendiam uma mudança radical na Rússia, a queda do czarismo e a ditadura do proletariado, por meio da revolução comunista.

Defendiam ainda que o governo deveria ser composto por uma união dos camponeses e operários russos.

Liderados por Lenin, os bolcheviques assumiram o comando político da Rússia em 1917, após a Revolução Russa. Eles usaram o lema: paz, terra, pão, liberdade e trabalho.

Medidas socialistas dos bolcheviques:

  • Redistribuição de terras;
  • Nacionalização de bancos;
  • Controle dos operários sobre as fábricas;
  • Instalação do comunismo no governo russo.

Quem foi Vladimir Lenin?

Lenin foi um principais líderes revolucionários da Revolução Comunista na Rússia e causou impacto na Revolução Bolchevique. Também foi líder do Partido Comunista. Ele difundiu sua ideologia espelhada em Karl Marx, que acadou se difundindo pelo mundo todo. Seus ideais eram pautados principalmente no combate ao populismo.

No entanto, Lenin saiu da Rússia para estudar e buscar mais fundamentos, com o intuito de retornar e fundar o Partido Social Democrata Russo. Mas em seu retorno Lenin foi preso, não conseguindo implementar seus planos. Assim, ele ficou exilado na Sibéria por três anos.

Em 1922, Vladimir Lenin sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral que o debilitou bastante. Em 21 de janeiro de 1924, morreu após entrar em coma, aos 53 anos, passando o poder russo para Stalin.

Joseph Stalin

A partir de 1929, Stalin estabeleceu uma ditadura pessoal na Rússia. Sendo que o período mais importante de seu comando foi durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período o território russo foi invadido pelo exército alemão, liderado por Hitler.

Embora a Rússia tenha acumulado muitas derrotas, passou a se rearticular formando uma resistência que deixou a guerra cada vez mais difícil para os alemães. Estes, por sua vez, se abaram e se renderam após o suicídio do líder nazista Adolf Hitler em 1945.

Dicas Enem

Se você se preparando para o Enem e precisa revisar o conteúdo da Revolução Russa, mas não sabe por onde começar, sem problemas, a gente lhe ajuda!

Confira os tópicos mais relevantes sobre o tema que você não pode deixar de estudar:

  • Rússia Imperial;
  • A 1ª Guerra Mundial;
  • Criação da URSS;
  • Guerra Fria.

Concluindo, a Revolução Bolchevique é uma parte da história russa determinante para entendermos a estrutura ideológica que permeia o país até hoje. Sendo uma forte referência para os estudos do comunismo e da luta de classes em todo o mundo.

Para compreender melhor este assunto, acesse também:

Nos vemos nos próximos posts. Até lá!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em História

Redator especialista em História no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0
mulher pensativa com ponto de interrogação ao lado para se referir a homônimos e parônimos

Homônimos e parônimos: você sabe qual é a diferença?

jovens sorridentes para fazer o Enem 2019

Enem 2019 – guia completo para mandar bem