in

Teoria da Evolução: como se deu o desenvolvimento das espécies

Para Darwin, inicialmente não existiam seres vivos com coluna vertebral.

imagem típica da Teoria da Evolução de Darwin

A Teoria da Evolução fala sobre o desenvolvimento das espécies que habitavam ou habitam o planeta Terra.

Segundo a teoria, as atuais espécies descendem de outras antigas que sofreram modificações ao longo do tempo. Sendo que essas espécies tramitaram novas características aos seu descendentes.

Foi Charles Darwin, em seu livro “Origem das Espécies”, de 1859, que criou o conceito do evolucionismo. Sua teoria acredita na seleção natural das espécies, sendo aceita até nos dia atuais.

Quais as principais teorias da origem dos seres?

Criacionismo: Essa teoria aponta para a origem do universo e da vida por meio da religião e da mitologia. Então, ela sugere que os seres vivos foram criados através de um processo de evolução. É o oposto da ciência evolutiva, e possui várias hipóteses em relação à criação do universo, dependendo da religião e cultura

Evolucionista: Propõe a evolução das espécies através da seleção natural. Onde ocorre uma evolução gradativa conforme acontecem as mudanças ambientais. Além disso, as espécies se adaptam geração após geração. É reconhecida até hoje na comunidade científica.

Entendendo o evolucionismo

De acordo com os estudos de Darwin, inicialmente não existiam seres vivos com coluna vertebral. No entanto, existiam organismos microscópicos, como vegetais primitivos e seres invertebrados.

Somente milhões de anos depois é que surgiram os primeiro vertebrados. Sendo que eles apareceram inicialmente na água doce e tinham a forma de peixe.

Consequentemente se passaram milhões de anos para o surgimento dos primeiros anfíbios. E posteriormente os répteis e aves e, por fim, os mamíferos. 

Conclusões de Darwin na Teoria da Evolução

Em resumo, Darwin demonstrou em seus estudos que alguns animais e plantas possuíam características diferentes dependendo do local onde habitavam.

Observou também que essas características eram positivas, pois auxiliavam as espécies a melhorar suas condições de vida. proporcionando uma vida mais prolongada.

Do mesmo modo, as espécies que adquiriram vantagens adaptativas foram aquelas que tiveram as melhores oportunidades de sobrevivência até sua idade reprodutiva. Assim deixando descendentes que também herdariam essa vantagem.

Grandes nomes da Teoria da Evolução

Além de Charles Darwin, conforme já falamos anteriormente, outro nome fundamental no processo evolucionista foi o do francês Jean Baptiste de Lamarck.

Isso porque ele propôs em seus estudos a “Lei do uso e desuso”. Essa lei consiste no desenvolvimento ou atrofiamento de partes do corpo, respectivamente. Isso ocorre de acordo com o uso ou desuso com o passar do tempo.

Segundo ele, essas característica seriam passadas hereditariamente, explicando a “Lei da transmissão dos caracteres adquiridos”.

Dicas Enem

É comum o tema Teoria da Evolução ser cobrado no Enem. Então se você está estudando para o Enem, sugerimos que você aproveite e estude também os temas:

  • Lei da transmissão dos caracteres adquiridos
  • A evolução humana
  • A origem da vida

Exercícios

Confira o exercício abaixo que constava da prova do Enem de 2010:

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck, ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.

e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Resolução: A resposta correta é a letra “b”, que coincide com a teoria apresentada por Lamarck da “Lei do uso e desuso”.

E concluindo, desejamos boa sorte em sua prova!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0
pessoa escrevendo as regras da concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal: confira dicas práticas

gravura mostra sustentabilidade

Sustentabilidade: origem e evolução do conceito