in

Entenda o conceito de agricultura familiar

Na gestão da propriedade, a atividade produtiva é a principal fonte de renda, inclusive, sendo essa a sua moradia e de sua família.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a agricultura familiar é aquela desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Geralmente constituída por grupos familiares, além de a colheita produzida ser fonte de consumo próprio.

Na gestão da propriedade, a atividade produtiva é a principal fonte de renda, inclusive, sendo essa a sua moradia e de sua família.

Desta forma, uma característica importante para a isso diversidade produtiva. Com isso, são cultivadas várias culturas ao mesmo tempo em uma mesma propriedade.

Sendo assim, a modalidade pode ser definidas de três aspectos principais, sendo:

  1. Gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantêm entre si laços de sangue ou de casamento;
  2. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família; 
  3. A propriedade dos meios de produção (embora nem sempre da terra) pertence à família. É em seu interior que se realiza sua transmissão em caso de falecimento ou de aposentadoria dos responsáveis pela unidade produtiva

Agricultura familiar no Brasil

No Brasil  é fruto de um processo histórico, iniciado na colonização. Sendo que esse processo também sofre influência política, econômica e social nas últimas décadas. Porém ela de suma importância para a economia brasileira.

Segundo o IBGE (2006), cerca de 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são voltados para a modalidade. Assim, são responsáveis por grande parte da produção de alimentos no país. 

Dentre as culturas mais comuns, podemos elencar:

  • Mandioca
  • Feijão
  • Leite
  • Milho
  • Café
  • Arroz
  • Trigo

Sendo assim, na produção de animais, destacam-se a produção de bovinos, suínos, além de aves. Por consequência, a agricultura familiar ocupa um lugar de extrema relevância na economia agrária brasileira.

Diante disso, podemos dizer que muito do histórico da agricultura familiar deve-se à herança colonial do nosso país e do contexto histórico do nosso povo.

Geografia política e a agricultura familiar

A questão da agricultura familiar como personagem político no cenário nacional é recente. Ela vem ocorrendo a cerca de duas décadas, sendo que teve início em meados de 1990. Neste período foram criadas políticas públicas específicas para o estímulo da agricultura familiar.

Por exemplo, podemos citar:

  • Criação do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, em 1995;
  • Criação de secretarias de governo – exclusivas para a agricultura familiar, em 2003;
  • Lei da agricultura familiar número 11.326 de 2006;
  • Caderno especial sobre agricultura familiar – Censo Agropecuário de 2006.

Assim ela ganhando espaço nas políticas públicas. Ela vem se apresentando como uma forma moderna, eficiente, sustentável e solidária de produção de alimentos. Assim como passa a ser considerada um importante personagem no cenário da polícia nacional.

Curiosidades

Você sabia que existe uma lei que define as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar? Bem como os critérios para identificação desse público?

De acordo com a Lei nº 11326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural, quem pratica atividades no meio rural, além de possuir até quatro módulos fiscais.

Também precisa utilizar mão de obra da própria família e possuir renda familiar vinculada ao estabelecimento em que produz.

Dicas Enem

Se você está estudando para o Enem e quer saber sobre os temas de geografia que vão cair no exame, não deixe de conferir este e outros artigos do blog voltados à disciplina, como: 

  • Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais.
  • Recursos híbridos: bacias hidrográficas e seus aproveitamentos;
  • Os assalariados do campo e as lutas sociais do campo;
  • A relação campo-cidade.

Em suma, em nosso Guia de Ensino você pode acessar conteúdos de todas as disciplinas e sair na frente na hora da prova.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Entenda melhor a história cultural dos povos africanos

Lei de Coulomb: atração e repulsão