in

Entenda o conceito de agricultura familiar

Na gestão da propriedade, a atividade produtiva é a principal fonte de renda, inclusive, sendo essa a sua moradia e de sua família.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a agricultura familiar é aquela desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Geralmente constituída por grupos familiares, além de a colheita produzida ser fonte de consumo próprio.

Na gestão da propriedade, a atividade produtiva é a principal fonte de renda, inclusive, sendo essa a sua moradia e de sua família.

Desta forma, uma característica importante para a isso diversidade produtiva. Com isso, são cultivadas várias culturas ao mesmo tempo em uma mesma propriedade.

Sendo assim, a modalidade pode ser definidas de três aspectos principais, sendo:

  1. Gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantêm entre si laços de sangue ou de casamento;
  2. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família; 
  3. A propriedade dos meios de produção (embora nem sempre da terra) pertence à família. É em seu interior que se realiza sua transmissão em caso de falecimento ou de aposentadoria dos responsáveis pela unidade produtiva

Agricultura familiar no Brasil

No Brasil  é fruto de um processo histórico, iniciado na colonização. Sendo que esse processo também sofre influência política, econômica e social nas últimas décadas. Porém ela de suma importância para a economia brasileira.

Segundo o IBGE (2006), cerca de 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são voltados para a modalidade. Assim, são responsáveis por grande parte da produção de alimentos no país. 

Dentre as culturas mais comuns, podemos elencar:

  • Mandioca
  • Feijão
  • Leite
  • Milho
  • Café
  • Arroz
  • Trigo

Sendo assim, na produção de animais, destacam-se a produção de bovinos, suínos, além de aves. Por consequência, a agricultura familiar ocupa um lugar de extrema relevância na economia agrária brasileira.

Diante disso, podemos dizer que muito do histórico da agricultura familiar deve-se à herança colonial do nosso país e do contexto histórico do nosso povo.

Geografia política e a agricultura familiar

A questão da agricultura familiar como personagem político no cenário nacional é recente. Ela vem ocorrendo a cerca de duas décadas, sendo que teve início em meados de 1990. Neste período foram criadas políticas públicas específicas para o estímulo da agricultura familiar.

Por exemplo, podemos citar:

  • Criação do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, em 1995;
  • Criação de secretarias de governo – exclusivas para a agricultura familiar, em 2003;
  • Lei da agricultura familiar número 11.326 de 2006;
  • Caderno especial sobre agricultura familiar – Censo Agropecuário de 2006.

Assim ela ganhando espaço nas políticas públicas. Ela vem se apresentando como uma forma moderna, eficiente, sustentável e solidária de produção de alimentos. Assim como passa a ser considerada um importante personagem no cenário da polícia nacional.

Curiosidades

Você sabia que existe uma lei que define as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar? Bem como os critérios para identificação desse público?

De acordo com a Lei nº 11326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural, quem pratica atividades no meio rural, além de possuir até quatro módulos fiscais.

Também precisa utilizar mão de obra da própria família e possuir renda familiar vinculada ao estabelecimento em que produz.

Dicas Enem

Se você está estudando para o Enem e quer saber sobre os temas de geografia que vão cair no exame, não deixe de conferir este e outros artigos do blog voltados à disciplina, como: 

  • Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais.
  • Recursos híbridos: bacias hidrográficas e seus aproveitamentos;
  • Os assalariados do campo e as lutas sociais do campo;
  • A relação campo-cidade.

Em suma, em nosso Guia de Ensino você pode acessar conteúdos de todas as disciplinas e sair na frente na hora da prova.

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Deixe um comentário

Entenda melhor a história cultural dos povos africanos

Lei de Coulomb: atração e repulsão