in

Composição interna da Terra e suas características

O resto da estrutura do planeta é composto por diferentes camadas com composições, formas e temperaturas diferentes.

A composição interna da Terra sempre foi uma das maiores dúvidas do ser humano. Antigamente, se pensava que o planeta era um grande maciço composto por rochas e pedras. Entretanto, isso já foi rechaçado pelos geólogos, profissionais que estudam a estrutura e todos os aspectos que envolvem a terra.

Os estudos modernos sobre o assunto mostram que apenas uma parcela da superfície da Terra é realmente maciça.

Aliás, essa diferenciação por camadas é criada para facilitar o entendimento dessa estrutura. Dessa forma, existem três camadas básicas na composição interna da Terra:

  • Crosta
  • Manto
  • Núcleo

Crosta

A mais fina camada da Terra, a crosta terrestre apresenta profundidades que varia desde 5 quilômetros, em algumas áreas oceânicas, até 70 quilômetros, em determinadas zonas continentais. As temperaturas podem atingir até os 1000 °C. Além disso, a crosta é dividida em duas partes: crosta superior e crosta inferior.

Crosta superior

Também chamada de camada Sial, a crosta superior é o local onde os seres humanos habitam. Além disso, essa parte da crosta é composta majoritariamente por silício e alumínio, o que gera o nome Sial.  

Crosta inferior

Composta por silício e magnésio, também pode ser denominada de camada Sima. Normalmente, essa faixa da crosta terrestre é mais visível em regiões oceânicas, pela não existência ou menor espessura da camada Sial.

Manto

Maior camada da estrutura interna da Terra, o manto alcança profundidades desde 30 quilômetros abaixo da superfície até 2.900 quilômetros. O manto representa 80% do volume do planeta.

Devido à alta pressão e temperaturas que chegam a 2.000 °C, o manto é composto por um material denso e pasto denominado de magma. Esse magma é formado basicamente pela mistura entre rochas e silicatos de ferro e alumínio.

Além disso, a movimentação do magma, entre toda a extensão do manto, gera o encontro das placas tectônicas. Esses choques são sentidos na crosta terrestre em forma de tremores, terremotos, formação de vulcões, entre outras formas.

Núcleo

A parte mais central do planeta Terra é dividida em duas partes: núcleo interno e externo.

Núcleo externo

Com temperaturas superiores a 3.000 °C e uma composição líquida, o núcleo externo envolve todo o núcleo interno, isolando a parte central das outras camadas da composição interna da Terra.

Núcleo interno

A parte central e mais interna do planeta, o núcleo interno atinge temperaturas próximas do 5.000 °C. Além de estar localizado a aproximadamente 3.500 quilômetros de profundidade, o núcleo interno é um maciço composto basicamente por NIFE, ferro e níquel.

Além disso, estudos mostram que o núcleo interno gira a uma velocidade maior que a rotação da Terra. Isso mostra que o planeta já rotacionou em velocidades maiores em tempos passados.

Dicas Enem

Para você que está pensando em prestar o Enem, a composição interna da Terra é um assunto que pode ser cobrado na prova. Para isso, resolva a questão abaixo sobre o tema:

Sobre o manto terrestre, julgue as afirmações a seguir:

I. É a mais extensa dentre as camadas da Terra;

II. Sua composição é homogênea, basicamente de rochas ultrabásicas;

III. Sua constituição predominante é de Silicatos de ferro e de magnésio;

IV. A movimentação do magma é responsável por movimentar as placas tectônicas.

Sobre as afirmações acima, conclui-se que:

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente III e IV estão corretas.

c) Somente I, II e IV estão corretas.

d) Somente II e III estão corretas.

e) Todas estão corretas.

Resposta certa: Letra E

Enfim, a composição interna da Terra é complexa e de difícil estudo por parte dos geólogos, devido às condições extremas de temperatura e pressão.

Além disso, a estrutura interna da Terra é toda interligada, existindo intensa troca de energia, principalmente, entre as camadas.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Entenda as propriedades específicas e gerais dos materiais

Pós-Guerra Fria: conflitos político-culturais