in

Composição interna da Terra e suas características

O resto da estrutura do planeta é composto por diferentes camadas com composições, formas e temperaturas diferentes.

A composição interna da Terra sempre foi uma das maiores dúvidas do ser humano. Antigamente, se pensava que o planeta era um grande maciço composto por rochas e pedras. Entretanto, isso já foi rechaçado pelos geólogos, profissionais que estudam a estrutura e todos os aspectos que envolvem a terra.

Os estudos modernos sobre o assunto mostram que apenas uma parcela da superfície da Terra é realmente maciça.

Aliás, essa diferenciação por camadas é criada para facilitar o entendimento dessa estrutura. Dessa forma, existem três camadas básicas na composição interna da Terra:

  • Crosta
  • Manto
  • Núcleo

Crosta

A mais fina camada da Terra, a crosta terrestre apresenta profundidades que varia desde 5 quilômetros, em algumas áreas oceânicas, até 70 quilômetros, em determinadas zonas continentais. As temperaturas podem atingir até os 1000 °C. Além disso, a crosta é dividida em duas partes: crosta superior e crosta inferior.

Crosta superior

Também chamada de camada Sial, a crosta superior é o local onde os seres humanos habitam. Além disso, essa parte da crosta é composta majoritariamente por silício e alumínio, o que gera o nome Sial.  

Crosta inferior

Composta por silício e magnésio, também pode ser denominada de camada Sima. Normalmente, essa faixa da crosta terrestre é mais visível em regiões oceânicas, pela não existência ou menor espessura da camada Sial.

Manto

Maior camada da estrutura interna da Terra, o manto alcança profundidades desde 30 quilômetros abaixo da superfície até 2.900 quilômetros. O manto representa 80% do volume do planeta.

Devido à alta pressão e temperaturas que chegam a 2.000 °C, o manto é composto por um material denso e pasto denominado de magma. Esse magma é formado basicamente pela mistura entre rochas e silicatos de ferro e alumínio.

Além disso, a movimentação do magma, entre toda a extensão do manto, gera o encontro das placas tectônicas. Esses choques são sentidos na crosta terrestre em forma de tremores, terremotos, formação de vulcões, entre outras formas.

Núcleo

A parte mais central do planeta Terra é dividida em duas partes: núcleo interno e externo.

Núcleo externo

Com temperaturas superiores a 3.000 °C e uma composição líquida, o núcleo externo envolve todo o núcleo interno, isolando a parte central das outras camadas da composição interna da Terra.

Núcleo interno

A parte central e mais interna do planeta, o núcleo interno atinge temperaturas próximas do 5.000 °C. Além de estar localizado a aproximadamente 3.500 quilômetros de profundidade, o núcleo interno é um maciço composto basicamente por NIFE, ferro e níquel.

Além disso, estudos mostram que o núcleo interno gira a uma velocidade maior que a rotação da Terra. Isso mostra que o planeta já rotacionou em velocidades maiores em tempos passados.

Dicas Enem

Para você que está pensando em prestar o Enem, a composição interna da Terra é um assunto que pode ser cobrado na prova. Para isso, resolva a questão abaixo sobre o tema:

Sobre o manto terrestre, julgue as afirmações a seguir:

I. É a mais extensa dentre as camadas da Terra;

II. Sua composição é homogênea, basicamente de rochas ultrabásicas;

III. Sua constituição predominante é de Silicatos de ferro e de magnésio;

IV. A movimentação do magma é responsável por movimentar as placas tectônicas.

Sobre as afirmações acima, conclui-se que:

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente III e IV estão corretas.

c) Somente I, II e IV estão corretas.

d) Somente II e III estão corretas.

e) Todas estão corretas.

Resposta certa: Letra E

Enfim, a composição interna da Terra é complexa e de difícil estudo por parte dos geólogos, devido às condições extremas de temperatura e pressão.

Além disso, a estrutura interna da Terra é toda interligada, existindo intensa troca de energia, principalmente, entre as camadas.

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Deixe um comentário

Entenda as propriedades específicas e gerais dos materiais

Pós-Guerra Fria: conflitos político-culturais