in

A força do agronegócio brasileiro na economia

Setor de grande importância para a economia brasileira, o agronegócio baseia-se na união de diversas atividades. Ele chega a representar um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Sendo assim, está ligado à produção de itens derivados da pecuária e agricultura.

Entretanto, o agronegócio não se baseia apenas em produtos in natura. Por conta de sua grande abrangência consegue atingir uma extensa área de produção. Destacam-se nesse setor os segmentos na produção de café, carnes, produtos florestais, soja e complexo sucroalcooleiro.

Assim, é válido ressaltar que uma das importantes funções do agronegócio em conjunto com a agroindústria é de transformar os produtos primários do agropecuária e extrativismo em subprodutos. Assim, eles podem ser utilizados na produção de alimentos, como frigoríficos e, também, na produção têxtil.

Portanto, o Brasil se apresenta como um país favorável ao agronegócio. Isso porque ele apresenta um solo rico, período de chuvas regulares e abundância de água doce. O país possui cerca de 388 milhões de hectares de terras férteis para o cultivo.

Além de grande participação no PIB, o agronegócio brasileiro representa cerca de 42% das exportações. Ele ainda gera 37% dos empregos do país. Em números concretos, o setor é representado por cerca de 17 milhões de pessoas empregadas.

Alta tecnologia aplicada e produtividade

Algo que tem impulsionado a produção do agronegócio brasileiro é a utilização massiva da tecnologia no campo. Em busca de se fortalecer em relação ao mercado internacional, o produtor rural adapta sua rotina produtiva com esses novos recursos. Assim, ele tem uma produção mais sustentável e, com isso, menos perdas.

Desde pulverizadores sem cabines que aplicam os insumos por meio de programação até um sistema de gestão integrada no campo, o agronegócio apresenta diversas novidades para ajudar o produtor.

Além disso, o agronegócio brasileiro está inserido dentro da agricultura 4.0. Segundo pesquisa, cerca de 67% das propriedades rurais ativas possuem algum tipo de inovação tecnológica dentro dos processos de produção.

Com o uso dessas tecnologia, o agronegócio brasileiro passou a ter um grande salto produtivo por ano. Segundo levantamento feito, o rendimento da agropecuária no Brasil, de 1995 até 2015, cresceu cerca de 5,4% ao ano.

Outro ponto de grande importância para o aumento da produtividade nas colheitas brasileiras se deve ao fato do melhoramento genético das sementes. Com uma maior resistência às adversidades, que encontraram durante o processo entre o plantio e a colheita, faz com que diminua a perda de produtos aumentando a produtividade no campo.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem fique atento a algumas dicas sobre o “Agrobusiness”, carro chefe da economia brasileira!

Os produtos transgênicos estão em alta no mercado brasileiro e internacional. Esses produtos, que são modificados geneticamente, têm uma maior resistência. Isso fez com que os produtores agrícolas alavancassem o seu lucro.

Entretanto, junto com esse melhoramento dos produtos vem o debate sobre as vantagens e desvantagens dessa técnica. Os que aprovam o uso, defendem a prática pela maior durabilidade dos produtos e melhoria nutricional.

Já os que são contra, levantam o ponto de que esse método pode gerar graves reações alérgicas e desequilíbrio ecológico.

Outro ponto de suma importância é entender a diferenciação entre os sistemas de produção intensivo e extensivo. O sistema intensivo prima pela mão de obra qualificada, buscando uma alta produtividade com o uso de técnicas avançadas.

Enquanto isso o sistema extensivo é caracterizado exatamente pelo contrário. O sistema acaba usando uma mão de obra desqualificada e técnicas rudimentares, tendo assim uma baixa produtividade.

Enfim, o agronegócio brasileiro tem uma grande participação na economia brasileira, tanto nas exportações quanto na geração de emprego.

Atualmente tem sido aplicada muita tecnologia no campo, o que gera uma maior produtividade, mas também debates sobre os produtos colhidos. Continue ligado nos artigos para ter sucesso no Enem!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Fotossíntese e respiração: garantia de sobrevivência

O povo negro na formação da sociedade brasileira