in

Espaços geográficos: a relação entre campo e cidade

Dentro dos espaços geográficos existe a diferenciação entre espaços urbanos e não-urbanos, ou simplesmente, cidade e campo.

O espaço urbano é definido pelo elevado número populacional com diversas habitações próximas entre si.

Por sua vez, a área rural é marcada pelo espaço onde não existe uma grande concentração populacional. Nela ocorrem diversas atividades do setor primário. Entre elas estão a agricultura,  pecuária e extrativismo.

Mas apesar de terem estruturas diferentes, esses dois espaços estão intimamente ligados.

Isso porque essas áreas podem ter suas diferenças estruturais e técnicas, entretanto estão conectadas em sua relações econômicas. As ações do campo dependem das ações que ocorrem na cidade e vice-versa.

Desse modo até a década de 1940 o Brasil ainda se apresentava como um país com a maioria da sua população morando na área rural.

Cerca de 70% da população da época moravam no campo. Esse cenário só mudou a partir dos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Assim esses políticos tiveram como planos de governo incentivar a industrialização no Brasil e abrir o país para o capital externo.

Essa política fez com que as pessoas saíssem do campo em busca de novas oportunidades na cidade.

Além disso, esse fluxo também aconteceu pela grande implementação de máquinas no campo e diminuição de vagas de emprego na área rural.

Urbanização brasileira e novas demandas sociais

Considerada tardia, rápida e descontrolada, a urbanização brasileira ocorreu principalmente na região Sudeste do país. Pois, ela apresentava condições para tal movimento migratório.

A partir da década de 1960, com a construção de Brasília, houve uma maior ocupação urbanística do Centro-Oeste brasileiro.

Por consequência, os números comprovam esse grande aumento da população urbana. Nos últimos 60 anos os habitantes das cidades passaram de 13 milhões para cerca de 138 milhões de pessoas. Ou seja, um aumento de mais de 1000%.

Atualmente, os espaços geográficos estão mudados. Cerca de 80% da população vive nos centros urbanos brasileiros, mas com diversas diferenças entre as regiões do país, o que causa vários problemas sociais nas cidades do Brasil.

Por conseguinte, o aumento da urbanização não veio acompanhado de políticas públicas que priorizassem a inserção das pessoas na cidade. Isso gerou um grave problema de desigualdade social no país.

A falta de planejamento urbano e de uma política econômica inclusiva gerou diversos problemas que as cidades atuais têm de enfrentar, como violência, favelização e alto índice de desemprego.

Dicas Enem

Uma temática comum no Enem é a relação entre a cidade e o campo, então fique atento a essas dicas que afetam esses dois espaços geográficos:

  • Em busca de um aumento da produtividade nas colheitas, os produtores rurais passaram a usar novas tecnologias no campo.
  • Com o crescente aumento da população nas cidades,  existe a necessidade latente de se produzir mais alimentos para combater a fome.

Essas novas práticas se baseiam na ideia de automatização na lavoura, ou seja, o uso cada vez maior de máquinas no campo. Além disso existe uma proliferação da utilização de transgênicos no cultivo.

Outro tema que tem relevância para o Enem é o êxodo rural: processo de saída de um grupo de pessoas do campo para a cidade.

Esse fenômeno migratório não é uma exclusividade do Brasil, tendo relevância em escala mundial com o desenvolvimento das cidades, desde a revolução industrial.

Os principais motivos desse fluxo migratório são a atração que a cidade exerce na pessoas que estão em busca de melhores condições de vida e emprego. O processo de implantação de máquinas no campo também afasta as pessoas da área rural.

Em suma, a relação entre o campo e a cidade é forte e se mostra em modelo de dependência de ambas as partes.

Logo, com uma urbanização descontrolada desde o início da industrialização, as cidades apresentam problemas crônicos na área social.

Continue se aprofundando neste tema. Bons estudos e boa sorte!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Força, peso e aceleração gravitacional: como eles influenciam os corpos

Entenda como foi a criação do sistema de fábrica na Europa