in

Socialismo e suas diferentes experiências

Em nosso atual contexto político e econômico, muito se fala em Socialismo, mas você sabe o que realmente significa o Socialismo? Vamos descobrir juntos. Confira!

O que é o Socialismo?

O Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu durante a Primeira Revolução Industrial, por volta dos séculos XVII e XIX. Desta forma o princípio que alicerça o Socialismo é a igualdade, como forma de repensar o sistema capitalista.

Possivelmente a doutrina surgiu em um momento da história em que os trabalhadores eram subordinados a baixos salários e jornadas de trabalho exaustivas. Por esse motivo o Socialismo surgiu como proposta para a extinção da propriedade privada dos meios de produção.

Sendo assim a proposta era que o proletariado pudesse participar igualitariamente na distribuição da renda e do controle do Estado. Inclusive é comum o Socialismo ser relacionado à corrente marxista, porém essa é apenas uma das vertentes dessa doutrina, como veremos a seguir.

O Socialismo Utópico

A primeira corrente socialista foi o Socialismo Utópico. De acordo com os precursores desse movimento, era importante conscientizar a burguesia de que se a classe proletária prosperasse, igualmente os burgueses também prosperariam.

Do mesmo modo apresentava o objetivo de melhorar as condições das classes mais pobres através da intelectualização, moralmente e fisicamente.

Segundo esses pensadores a indústria era o caminho para o desenvolvimento econômico para a melhoria da vida do povo, ou seja, não desejavam o fim do capitalismo.

O Socialismo Científico

Criado no século XIX, o Socialismo Científico via a sociedade dividida em duas classes: uma representada pelos assalariados pobres e outra pelos capitalistas,  detentores dos meios de produção.

Igualmente defendiam a destruição do capitalismo através da força do proletariado e da revolução. Entendiam que, quando a classe proletária chegasse ao poder, as desigualdades seriam extintas. A sociedade teria as mesmas condições de igualdade e oportunidades.

As principais características do Socialismo Científico foram frente ao antagonismo do capitalismo que imperava naquela época, podemos elencar:

  • Socialização dos meios de produção: Todos os meios de produção passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado;
  • Extinção das classes: Todos são trabalhadores com direitos, rendimentos e oportunidades igualitárias;
  • Economia planificada: Todos os segmentos econômicos são definidos pelo Estado (preços, estoques).

Como o Socialismo surgiu?

Durante a primeira Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, a Europa passava por um processo de mudanças. Estas mudanças na economia dos países europeus causaram grandes transformações sociais.

Com o capitalismo entrando em sua fase industrial e a crescente expansão das indústrias no século XV, os trabalhadores passaram a migrar do meio rural para as cidades.

Estas cidades cresciam muito rapidamente e sem uma estrutura planejada. Portanto estes trabalhadores acabaram empregados nas indústrias de produção.

Esse cenário foi propício para a segregação da sociedade europeia em dois grande grupos. De um lado os burgueses, detentores das riquezas e do poder, e de outro a classe proletária que possuía somente sua mão de obra.

Assim começaram a surgir os primeiros grupos de trabalhadores miseráveis que se sujeitavam a condições de trabalho com baixos salários, jornadas exaustivas e sem descanso.

Além disso não existia um limite de idade, mesmo crianças e idosos eram condicionados ao trabalho.

Foi frente a este cenário que alguns pensadores da época passaram a buscar alternativas para melhorar as condições atuais. Esse pensadores acabaram por criar o Socialismo.

Percursores do Socialismo

O Socialismo, assim como outras doutrinas políticas e econômicas, também contou com o apoio de grandes pensadores de sua época, sendo:

  • Na vertente do socialismo científico: Karl Marx e Friedrich Engels.
  • Percursores no campo do socialismo utópico: Saint-Simn ; Charles Fourier e Louis Blanc.

 

Dicas para o ENEM

Se você está se preparando para o ENEM, saiba que o Socialismo é tema garantido em todas as provas de história do exame. Para que você possa se preparar adequadamente, sugerimos que complemente seus estudos com os assuntos a seguir:

  • Comunismo;
  • Marxismo;
  • Hengelianismo;
  • Capitalismo;

Fique por dentro das nossas dicas. Você pode acessar todos os conteúdos da disciplina de história, aqui no Guia do Ensino.

Bons estudos!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em História

Redator especialista em História no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Concretismo

O metro é das grandezas fundamentais

Grandezas fundamentais: tempo, espaço, velocidade e aceleração