in

Socialismo e suas diferentes experiências

Em nosso atual contexto político e econômico, muito se fala em Socialismo, mas você sabe o que realmente significa o Socialismo? Vamos descobrir juntos. Confira!

O que é o Socialismo?

O Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu durante a Primeira Revolução Industrial, por volta dos séculos XVII e XIX. Desta forma o princípio que alicerça o Socialismo é a igualdade, como forma de repensar o sistema capitalista.

Possivelmente a doutrina surgiu em um momento da história em que os trabalhadores eram subordinados a baixos salários e jornadas de trabalho exaustivas. Por esse motivo o Socialismo surgiu como proposta para a extinção da propriedade privada dos meios de produção.

Sendo assim a proposta era que o proletariado pudesse participar igualitariamente na distribuição da renda e do controle do Estado. Inclusive é comum o Socialismo ser relacionado à corrente marxista, porém essa é apenas uma das vertentes dessa doutrina, como veremos a seguir.

O Socialismo Utópico

A primeira corrente socialista foi o Socialismo Utópico. De acordo com os precursores desse movimento, era importante conscientizar a burguesia de que se a classe proletária prosperasse, igualmente os burgueses também prosperariam.

Do mesmo modo apresentava o objetivo de melhorar as condições das classes mais pobres através da intelectualização, moralmente e fisicamente.

Segundo esses pensadores a indústria era o caminho para o desenvolvimento econômico para a melhoria da vida do povo, ou seja, não desejavam o fim do capitalismo.

O Socialismo Científico

Criado no século XIX, o Socialismo Científico via a sociedade dividida em duas classes: uma representada pelos assalariados pobres e outra pelos capitalistas,  detentores dos meios de produção.

Igualmente defendiam a destruição do capitalismo através da força do proletariado e da revolução. Entendiam que, quando a classe proletária chegasse ao poder, as desigualdades seriam extintas. A sociedade teria as mesmas condições de igualdade e oportunidades.

As principais características do Socialismo Científico foram frente ao antagonismo do capitalismo que imperava naquela época, podemos elencar:

  • Socialização dos meios de produção: Todos os meios de produção passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado;
  • Extinção das classes: Todos são trabalhadores com direitos, rendimentos e oportunidades igualitárias;
  • Economia planificada: Todos os segmentos econômicos são definidos pelo Estado (preços, estoques).

Como o Socialismo surgiu?

Durante a primeira Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, a Europa passava por um processo de mudanças. Estas mudanças na economia dos países europeus causaram grandes transformações sociais.

Com o capitalismo entrando em sua fase industrial e a crescente expansão das indústrias no século XV, os trabalhadores passaram a migrar do meio rural para as cidades.

Estas cidades cresciam muito rapidamente e sem uma estrutura planejada. Portanto estes trabalhadores acabaram empregados nas indústrias de produção.

Esse cenário foi propício para a segregação da sociedade europeia em dois grande grupos. De um lado os burgueses, detentores das riquezas e do poder, e de outro a classe proletária que possuía somente sua mão de obra.

Assim começaram a surgir os primeiros grupos de trabalhadores miseráveis que se sujeitavam a condições de trabalho com baixos salários, jornadas exaustivas e sem descanso.

Além disso não existia um limite de idade, mesmo crianças e idosos eram condicionados ao trabalho.

Foi frente a este cenário que alguns pensadores da época passaram a buscar alternativas para melhorar as condições atuais. Esse pensadores acabaram por criar o Socialismo.

Percursores do Socialismo

O Socialismo, assim como outras doutrinas políticas e econômicas, também contou com o apoio de grandes pensadores de sua época, sendo:

  • Na vertente do socialismo científico: Karl Marx e Friedrich Engels.
  • Percursores no campo do socialismo utópico: Saint-Simn ; Charles Fourier e Louis Blanc.

 

Dicas para o ENEM

Se você está se preparando para o ENEM, saiba que o Socialismo é tema garantido em todas as provas de história do exame. Para que você possa se preparar adequadamente, sugerimos que complemente seus estudos com os assuntos a seguir:

  • Comunismo;
  • Marxismo;
  • Hengelianismo;
  • Capitalismo;

Fique por dentro das nossas dicas. Você pode acessar todos os conteúdos da disciplina de história, aqui no Guia do Ensino.

Bons estudos!

Escrito por Redator Especialista em História

Redator especialista em História no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Deixe um comentário

Concretismo

O metro é das grandezas fundamentais

Grandezas fundamentais: tempo, espaço, velocidade e aceleração