in

Fotossíntese e respiração: garantia de sobrevivência

A fotossíntese é de suma importância para os seres vivos, sendo o responsável pela produção do gás oxigênio.

A alimentação é um processo fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Responsável por fornecer energia, a alimentação é o processo de quebra do alimento, na presença de oxigênio e a conversão em energia. Mas para esse processo de quebra acontecer são necessários que dois fenômenos funcionem: fotossíntese e respiração celular.

Como você pode perceber, só é possível quebrar o alimento na presença de oxigênio. Mas como o oxigênio é produzido? É nesse ponto que entra a importância da fotossíntese.

Fotossíntese

A fotossíntese é um processo fotoquímico que plantas, algumas bactérias, como as cianobactérias e determinados protistas, como as algas, realizam. Esse processo consiste na utilização de energia solar na produção de açúcares e oxigênio.

Para a realização dessa tarefa é necessária a presença de uma organela chamada cloroplasto. Essa organela apresenta uma grande quantidade do pigmento fotossintetizante chamado de clorofila. Esse pigmento absorve a luz solar e, por meio da fotossíntese, transforma gás carbônico e água em carboidratos e oxigênio.

Veja o esquema abaixo que representa o processo de fotossíntese:

Dessa forma, é possível entender que quando existe gás carbônico e água nas regiões verdes da planta, presença de clorofila e a incidência de luz acontece a fotossíntese. Esse processo resulta na produção de glicose e na liberação de oxigênio.

Respiração celular

Agora que você já sabe de onde vem o oxigênio, ficará mais fácil entender o processo de alimentação dos seres vivos. Como dito anteriormente, a respiração celular é a quebra do alimento e a liberação de energia.

Dessa forma, a respiração celular é um processo que ocorre dentro das células dos seres vivos. Além disso, a respiração celular é longa e contínua, onde existe a liberação de energia dependendo da necessidade do organismo.

Para que essa ação aconteça é preciso a presença de glicose e gás oxigênio. Veja abaixo um esquema que demonstra, de maneira simplificada, o processo de respiração celular:

Com isso, é possível deduzir que a glicose e o oxigênio sofrem transformação química liberando energia para o ser vivo. Além disso, a respiração celular produz água e gás carbônico.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, questões sobre fotossíntese e respiração celular são recorrentes na prova, como na questão abaixo:

(ENEM) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.  SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:


A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Resposta certa: letra D, pois durante a produção da sua matéria orgânica, se utilizando dos resíduos nitrogenados, as algas também liberam oxigênio para o meio ambiente.

Sendo assim, a fotossíntese é de suma importância para os seres vivos, sendo o responsável pela produção do gás oxigênio. Além disso, a respiração celular utiliza o alimento produzido para obtenção de energia.


Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Plano cartesiano e as suas funcionalidades

A força do agronegócio brasileiro na economia