in

Entendendo as razões da Segunda Guerra Mundial

O estopim da guerra foi a invasão da Polônia pelos alemães que aconteceu exatamente no dia 1º de setembro de 1939

bomba de Hiroshima

Com certeza você já deve ter ouvido falar bastante sobre a Segunda Guerra Mundial, não é mesmo? Isso não é por acaso, afinal de contas esse evento foi um dos mais importantes que já aconteceu na história mundial e também causou consequências que podem ser notadas facilmente até os dias de hoje. 

Apenas para dar uma situada, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu entre os anos 1939 e 1945.

De forma resumida, ela foi caracterizada como estado de guerra total. Nele existe uma mobilização geral de todos os recursos para a guerra, e fez várias nações se enfrentarem, deixando um saldo de mais de 60 milhões de mortes. 

É exatamente por conta da importância do assunto que ele é cobrado em quase todas as provas de vestibular, assim como no Enem. Sendo assim, você simplesmente não pode deixar esse tema de lado na hora de organizar os seus estudos, certo? 

Motivos

Por que a Segunda Guerra Mundial começou? Quais países estavam envolvidos? Qual foi o desfecho e as consequências?

Para ficar com todas essas respostas na ponta da língua, continue acompanhando este conteúdo até o final com muita atenção. Feito isso, não deixe também de tentar resolver os exercícios inseridos no último tópico para ficar ainda mais afiado. 

Tudo sobre a Segunda Guerra Mundial

Para começar, é importante mencionar que a Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945. Ela foi um conflito que resultou na morte de mais de 60 milhões de pessoas. 

Outra informação relevante é que o principal estopim do ocorrido foi a invasão da Polônia pelos alemães que aconteceu exatamente no dia 1º de setembro de 1939 – justamente no ano em que a guerra começou. 

Outra informação que você precisa ter em mente é que essa guerra teve início na Europa, contudo logo depois acabou se espalhando pela Ásia, Oceania e África, contando também com o envolvimento de outras nações ao redor do mundo, inclusive o Brasil. 

Eixo e Aliados

Além disso, os grupos que se enfrentaram durante a Segunda Guerra Mundial foram o Eixo (Japão, Itália e Alemanha) e os Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Reino Unido). 

No geral, todo o conflito foi marcado por inúmeros acontecimentos impactantes, como é o caso do Holocausto, do lançamento das bombas sobre Nagasaki e Hiroshima, o Massacre de Katyn, entre diversos outros. 

Um dado que você precisa guardar é que o fim oficial do conflito aconteceu no dia 2 de setembro de 1945, momento em que os japoneses decidiram assinar um documento responsável por reconhecer a rendição do país aos americanos.

Causas da Segunda Guerra Mundial

Em linhas gerais, um dos principais motivos que ocasionou a Segunda Guerra Mundial foi o militarismo e a política expansionista da Alemanha Nazista da época.

O problema é que essa postura do país acabava refletindo diretamente a ideologia dos nazistas, os quais estavam no poder desde 1933 e tinham suas ações baseadas na insatisfação de uma parte da sociedade alemã depois do desfecho da Primeira Guerra. 

Para quem não sabe, logo quando o primeiro conflito acabou, um forte sentimento de injustiça ficou consolidado em grande parte da Alemanha, já que o país havia perdido a guerra. 

Aliado a esse fato, existia também a humilhação que a nação enfrentou após o Tratado de Versalhes, que a proibia de ter tanto aviões quanto navios de guerra, obrigou-a a pagar uma alta taxa de indenização, limitou o número de soldados de infantaria a 100 mil e ainda foi obrigada a entregar suas colônias para as nações que a derrotou. 

Para deixar tudo pior, na década de 20 a Alemanha enfrentou uma dura crise econômica, que praticamente levou o país à falência, e foi ainda mais agravada pela Crise de 1929, a qual acabou fomentando vários movimentos fascistas e autoritários pela Europa. 

Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial

Adolf Hitler

Foi logo depois então que os nazistas tomaram o poder na nação alemã – em 1933 – tendo como líder do partido Adolf Hitler, que foi o responsável por dar início a uma campanha de recuperação do país, acompanhada de perseguição às minorias e doutrinação da população. 

Então, assim que conseguiu recuperar a sua economia, a Alemanha já começou o seu rearmamento. Com o país fortalecido militarmente, Hitler começou o seu projeto de expansionismo territorial. No geral, seu principal objetivo era construir um império alemão em territórios que haviam sido ocupados por germânicos. 

Para esse processo de expansão, primeiro a Alemanha invadiu a Áustria em 1938. Um ano depois, em 1939, os alemães já estavam mostrando um interesse em invadir os Sudetos, uma região da Checoslováquia. Para finalizar, surgiu a Polônia, uma invasão que de forma alguma foi aceita pelos franceses e ingleses e acabou se tornando o estopim para a Segunda Guerra Mundial.

Depois de exatos dois dias que Hitler ordenou a invasão ao país, os ingleses e os franceses responderam o ocorrido com uma declaração de guerra. E esse foi então o começo da Segunda Guerra Mundial. 

Grupos combatentes

Como já explicado antes, a Segunda Guerra Mundial envolveu inúmeros países, e os principais entre eles foram ligados a dois grupos diferentes. Veja a seguir quais foram eles: 

Eixo: Japão, Itália e Alemanha. 

Aliados: Estados Unidos, União Soviética, França e Reino Unido. 

É claro que ao longo do conflito várias outras nações acabaram tomando partido e, por conta disso, se juntaram a um dos dois grupos que estavam diretamente na luta. O Brasil, por exemplo, depois de um tempo, entrou no grupo dos Aliados, assim como a Austrália, o Canadá, a Holanda e a China. 

No caso do Eixo, os países que entraram posteriormente foram: Croácia, Romênia, Hungria, entre outros.

Fim da Segunda Guerra Mundial

É importante deixar claro que no cenário asiático a Segunda Guerra Mundial acabou no dia 2 de setembro de 1945, momento em que os japoneses assinaram sua rendição em relação aos americanos.

De qualquer forma, você precisa ter em mente que essa rendição por parte do Japão aconteceu logo depois do lançamento das bombas em Nagasaki e Hiroshima. 

Consequências da guerra

A Segunda Guerra Mundial é um assunto bastante comentado até os dias de hoje e que é sempre cobrado nas provas, principalmente, por conta das consequências que ela deixou para o mundo como um todo, já que foi um evento com uma enorme proporção.

Pode-se dizer que, depois dessa guerra, o mundo enfrentou radicais e intensas transformações. 

Para se ter uma ideia da dimensão dessas consequências, pouco tempo após o conflito, já estava praticamente definido o cenário que passaria a caracterizar o mundo nas próximas décadas: a bipolarização da época da Guerra Fria. 

Além disso, assim que o conflito foi finalizado, as nações do grupo dos Aliados se reuniram ainda em 1945 com o objetivo de debater sobre as mudanças territoriais que iriam acontecer no mapa da Europa.

Nesse sentido, a Alemanha perdeu alguns territórios para os soviéticos, e foi ocupada por tropas francesas, americanas, soviéticas e britânicas. 

Outra informação fundamental é que a Organização das Nações Unidas, mais conhecida como ONU, passou a ser a principal responsável pela manutenção da paz entre os países ao redor do mundo.

Dicas de filmes sobre a Segunda Guerra 

O Resgate do Soldado Ryan

Se você é uma pessoa que se interessa bastante por esse assunto ou se simplesmente quer conhecer ainda mais sobre a Segunda Guerra Mundial, uma excelente dica é assistir a alguns filmes que foram criados com base nesse conflito.

Ao todo, há várias opções de filmes para você reunir os amigos e entender de algumas formas diferentes essa guerra.

Algumas dicas são: 

  • Amém (2002);
  • Círculo de Fogo (2001);
  • O Pianista (2002);
  • A Lista de Schindler (1993);
  • Admiral Yamamoto (2011);
  • Resgate do Soldado Ryan (1999);
  • Luz Branca, Chuva Negra: a destruição de Hiroshima e Nagasaki (2007);
  • Filho de Saul (2015).

Exercícios de vestibulares resolvidos

Além de separar um tempo para assistir pelo menos a um dos filmes que foram citados acima, você também não pode deixar de resolver algumas questões sobre o tema que já apareceram em alguns vestibulares. Confira duas delas logo a seguir: 

1. (Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Entre esses problemas, identificamos:

A) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

B) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.

C) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.

D) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

E) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

Resposta correta: alternativa A. 

Sobre a crise

2. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:

A) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.

B) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

C) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.

D) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.

E) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

Resposta correta: alternativa A.

Se preferir, pesquise mais exercícios a respeito do tema e separe um tempo para tentar resolvê-los e, assim, ficar cada vez mais afiado sobre a Segunda Guerra Mundial. 

Como deu para perceber, portanto, independentemente da dimensão do conflito, não é tão difícil entender a história da Segunda Guerra Mundial. O importante mesmo é estudar com bastante atenção e deixar as suas dúvidas aqui nos comentários para que possamos lhe ajudar. 

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em História

Redator especialista em História no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Amedeo Avogadro

Como o Princípio de Avogadro mudou o entendimento sobre moléculas

homem escrevendo

Pronomes: tire todas as suas dúvidas sobre o uso nas orações