in

Conquista da América: conflitos entre europeus e indígenas

Os confrontos, que já ocorreriam entre os membros das tribos, foi ampliado dizimando muitos grupos indígenas

A conquista da América foi permeada de conflitos. Primeiramente, no século XV, Portugal dominava a navegação na África, assim como o comércio com as índias. Neste período a Espanha optou por apoiar e financiar uma expedição marítima de Cristóvão Colombo.

Colombo acreditava que a Terra era redonda e que seguindo na direção Oeste chegaria à Ásia. Desta forma, em 12 de outubro de 1492, com três dias de viagem em alto mar, Colombo aportou na América.

Embora a expedição não tenha tido o resultado esperado, visto que não chegou ao Oriente, fora descoberto um novo território. Assim ocorreu a conquista da América. Esse novo território, por sua vez, passou a ser explorado pelos espanhóis.

Os europeus, quando chegaram na América, tentaram impor sua cultura aos habitantes nativos. Quem desobedecesse as regras era severamente punido. Surgiram, desta forma, os primeiros confrontos entre colonizadores e os povos colonizados. No caso da América, os povos indígenas.

Conflitos na América Colonial

Como já falamos anteriormente, a chegada dos europeus à América trouxe também muitos conflitos. Importante ressaltar que os povos indígenas que habitavam a América já tinham conflitos entre si. Pois existiam muitas tribos de culturas diferentes nesse território.

Os portugueses, por sua vez, necessitavam de alianças estratégicas com os índios para manter outras tribos e também invasores estrangeiros longe de seus terras.  As tribos indígenas se submetiam a essas alianças com a finalidade de derrotar tribos inimigas.

Sendo assim é justo afirmar que a conquista do território americano pelos portugueses favoreceu o extermínio de milhares de indígenas. Isso porque houve a colaboração massiva dos índios nativos.

No Brasil os tupiniquins foram os nativos que mais tiveram participação na colonização portuguesa. Esses eram aliados dos colonizadores portugueses.

Os tupiniquins foram catequizados por jesuítas, sofrendo diversas pragas como a varíola e algumas doenças que assolavam as plantações. Sendo que os tupiniquins ainda são um dos povos mais presentes no território brasileiro.

Conflitos nos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos da América, por outro lado, em virtude do crescimento das vilas e o desenvolvimento econômico, os povos indígenas foram sendo dizimados. Eles foram expulsos de sua terras durante o processo de ocupação territorial.

Em 1862, foi aprovada a Lei do Povoamento. Ela excluía os índios como cidadãos americanos. Desta forma o governo vendia as terras sem a autorização dos índios, que por sua vez eram expulsos ou mortos pelos colonos que tomavam posse.

Assim o extermínio da população indígena ocorreu gradativamente devido aos conflitos entre os índios e os colonos. Além disso, as grandes empresas instaladas em território americano para a construção da estrada de ferro matavam os bisões (búfalo americano).

Tribos morreram de fome

Esses animais eram a principal fonte de alimentação de muitas tribos. Por consequência, muito índios sofriam com a escassez de alimentos e acabavam morrendo de forme.

Outro fator de extrema relevância na história foi a intervenção dos soldados do exército norte-americano nos conflitos travados entre índios e colonos. Tais conflitos eliminavam aldeias inteiras.

A expansão e a ocupação dos territórios a oeste trouxeram o fortalecimento da economia norte-americana, sendo que, em troca da expansão industrial e capitalista, milhões de índios foram mortos e culturas inteiras foram extintas.

Dicas Enem

Sem dúvida nenhuma, a colonização da América e os conflitos entre europeus e indígenas, neste período, são temas garantidos em todas as provas do Enem. Uma vez que contam nossa história.

Para saber mais sobre esse tema não deixe de conferir as aulas sugeridas a seguir:

  1. O primeiro contato entre indígenas e europeus;
  2. A escravidão e suas formas de resistência indígena e africana na América.

Bons estudos e uma excelente prova para você!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em História

Redator especialista em História no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos

Noções de probabilidade: veja exemplos e fórmulas