in

Entenda como ocorreu o Pré-Modernismo no Brasil

O Pré-Modernismo foi uma expressão literária que nasceu com o intuito de representar o que de fato acontecia na sociedade brasileira da época.

O Pré-Modernismo surgiu no campo da literatura em um período conturbado. Esse período compreendeu o final do século XIX e o começo do século XX, quando surgiram novidades no campo das artes.

Também houve mudanças na estrutura de governo. Houve a passagem do Império para a República no Brasil, além da Primeira Guerra Mundial. Juntos, os dois eventos influenciaram diretamente a construção do homem moderno e a sua forma de representar o mundo.

Portanto, o Pré-Modernismo foi uma expressão literária que nasceu com o intuito de representar o que de fato acontecia na sociedade brasileira da época.

Movimento recebeu influências de outras escolas literárias

Ainda influenciado pelo realismo, naturalismo e o simbolismo, importantes escolas literárias do séculos XIX, o Pré-Modernismo é considerado uma literatura de transição. Isso se deve ao fato de a expressão não representar uma mudança total nas estruturas literárias vigentes da época.

Além disso, o Pré-Modernismo é classificado como uma literatura de transição por conta dos diversos estilos utilizados e assuntos tratados. Cada autor escrevia à sua maneira, sempre representando a realidade e as complexidades da região em que estava inserido.

Com isso, a arte Pré-Moderna, de uma forma geral, é conservadora no campo estético, como a literatura do século XIX. Mas apesar disso, apresenta inovações temáticas que buscam retratar as tensões sociais, o que é característico do modernismo.

Características e principais autores do Pré-Modernismo

Uma das principais características da literatura pré-moderna é o seu caráter de denúncia social. Por meio da representação da realidade de grupos sociais marginalizados como os ex-escravos e pobres, por exemplo, os autores do Pré-Modernismo retratam o que de fato acontece na sociedade brasileira naquela época.

Além disso, utilizando-se de uma linguagem simples, o Pré-Modernismo representa uma ruptura com o academicismo. A quebra da idealização também caracteriza essa fase da literatura brasileira, que tem ligação com a proximidade da escrita pré-moderna com o jornalismo.

Alguns representantes desse período, que teve início em 1900 e culminou na Semana de Arte Moderna, em 1922, foram Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos e Graça Aranha.

Leia abaixo um trecho do livro “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, que exemplifica algumas das características do pré-modernismo:

Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. ( … ) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. ( … ) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro.

(BARRETO, Lima. “Triste fim de Policarpo Quaresma”. São Paulo: Scipione, 1997.)

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, fique atento ao Pré-Modernismo, pois esse assunto já foi tema de diversas questões da prova, como no exemplo abaixo.

(Enem- alterada) Os Sertões, de Euclides da Cunha, “livro posto entre a literatura e a sociologia naturalista”, foi uma obra escrita:

a) na passagem do século XIX para o século XX.

b) na primeira metade do século XVIII.

c) depois da Segunda Guerra Mundial.

d) durante o período de ditadura militar, após 1964.

e) na década de vinte, quando se realizou, no Brasil, a Semana de Arte Moderna.

Resposta correta: letra A, pois o livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, foi lançado em 1902, começo do século XX, sendo o marco de início do Pré-Modernismo.

Em suma, o movimento gerou uma série de questionamentos sobre a sociedade que estava se instaurando no Brasil, a fim de compreender a realidade nacional. Além disso, essa expressão de transição serviu de base para o desenvolvimento do modernismo.

Bons estudos e boa sorte!


O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Literatura

Redator especialista em Literatura no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Pós-Guerra Fria: conflitos político-culturais

Níveis de organização dos seres vivos