in

Substantivos: classe gramatical que dá nome a tudo e a todos

Tudo e todos que existem possuem um nome, que está incluso na classe gramatical dos substantivos.

A classe gramatical dos substantivos ficou convencionada por ser a classe que nomeia os objetos, qualidades, ações, lugares, entre outras coisas. Dessa maneira, tudo e todos que existem possuem um nome, que está incluso na classe gramatical dos substantivos.

Os substantivos possuem nove tipos básicos de classificação. Eles podem ser próprios, onde específica coisas da mesma espécie, como São Paulo e Maria. Também existe a classificação como comum, onde os substantivos generalizam os seres da mesma espécie como, por exemplo, pessoa, animal e país.

A classe gramatical também pode ter a diferenciação quanto a simples e composto. O primeiro diz respeito a substantivos com apenas uma palavra, como ônibus, casa e veículo. Já a segunda, é para os substantivos formados por duas palavras, como por exemplo, couve-flor, arco-íris e guarda-roupa.

Concreto e abstrato

Além disso, os substantivos são classificados como concreto quando representam palavras concretas, ou seja, coisas que são palpáveis, como casa e mulher. Em oposição aos substantivos concretos existem os abstratos, que são aqueles que representam coisas imateriais, como os sentimentos e qualidades.

Outra maneira de também classificar os substantivos é por meio da oposição primitivo e derivado. Como os próprios nomes dizem, os primitivos são aqueles que não derivam de palavra nenhuma, como casa e pedra. E os derivados, por consequência, são derivados de alguma outra palavra, como folhagem e pedregulho.

Flexão dos substantivos

Como a classe gramatical é composta por palavras variáveis, dessa forma, elas podem ser flexionadas. As flexões possíveis são em relação ao grau (aumentativo e diminutivo), gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).

Quando os substantivos são flexionados em gênero, eles podem ser classificados de duas maneiras. Uma delas são os substantivos biformes, aqueles que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino, como por exemplo, pintor e pintora.

A outra classificação quanto ao gênero são os substantivos uniformes. Eles apresentam apenas uma palavra específica para os dois gêneros. Quando for relacionada aos animais, recebe a subclassificação de epiceno, como o termo foca. Já quando trata-se de pessoas a subclassificação é chamada de sobrecomum, como o caso da palavra criança

Substantivo comum de dois gêneros

Uma terceira subclassificação é chamada de comum de dois gêneros, onde o termo vem acompanhado de um artigo que identifica o gênero, como “o estudante” e “a estudante”. Já quando a flexão é referente ao número, é possível duas categorizações diferentes.

A primeira é o singular, que representa apenas um ser ou objeto, como casa e pessoa. A segunda é o plural, que designa dois ou mais seres ou coisas, como menina e motos. Também é possível flexionar o substantivo quanto ao grau.

Essa maneira de flexão é dividida em aumentativo e diminutivo. No primeiro, quando o substantivo é acompanhado de um adjetivo de grandeza, ele é chamado de analítico, como casa grande. Já quando o substantivo possui um sufixo que indica aumento, ele é subclassificado de sintético como, por exemplo, casarão. No caso do diminutivo a relação é a mesma.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem e outras provas, fique atento ao exercício abaixo que aborda o assunto da classe gramatical dos substantivos:

1. Sabemos que substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral e que pode ser classificado em comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras do trecho abaixo:

“Se as galas, as joias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se espremeram, haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”

a) As palavras “injustiça” e “crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
b) As palavras “derretidos” e “falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “joias” e “baixelas” são substantivos simples e derivados.
d) As palavras “sangue” e “fé” são substantivos comuns e concretos.

Resposta certa é a letra A, pois injustiça denota algo impalpável e crueldade é derivado de cruel.

Com isso, os substantivos são a classe gramatical que denota o nome de tudo e de todos. Dessa maneira os substantivos podem ter diversas classificações e flexões, o que deixa a classe ampla e variável

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Língua Portuguesa

Redator especialista em Língua Portuguesa.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Entenda como foi a escravidão indígena e africana

Estatística e probabilidade: desvios e variância