in

Entenda as propriedades específicas e gerais dos materiais

Todo material possui suas propriedades específicas e gerais. Tais propriedades fazem com que se defina o estado físico em que esses materiais se encontram. Os materiais possuem como propriedades gerais a sua extensão. 

Também é uma propriedade geral dos materiais a impenetrabilidade, que é o fato de dois corpos não ocuparem o mesmo espaço.

Além dessas características, a divisibilidade e a compressibilidade também são propriedades gerais dos materiais.

A primeira corresponde à divisão das pequenas partículas do material, sem que ele perca as suas características. Já a segunda representa a diminuição do volume de um corpo.

Portanto as propriedades específicas definem realmente as características de um objeto.

Elas são o  ponto de ebulição (temperatura que o material passa do estado líquido para o gasoso) e ponto de fusão (temperatura na qual o objeto passa do sólido para o líquido).

Outra propriedade é a maleabilidade, que é a capacidade do material se tornar uma lâmina.

A densidade absoluta, que é a massa do objeto dividido pelo seu volume, e a dureza, que mostra a resistência do material, também são propriedades específicas dos materiais. Além dessas propriedades, também existem a solubilidade e ductilidade como característica específica de cada objeto.

Estados físicos

O estado físico dos materiais é definido pela grau de aproximação das partículas que compõem os objetos, os átomos. Dessa forma, a matéria pode ser encontrada em três estados diferentes, onde o volume, forma e densidade podem se modificar com a temperatura.

Um dos estados é o sólido, onde os materiais possuem forma definida e volume que não apresentam variações com mudanças de pressão e temperatura.

Os átomos nesse estado estão bem próximos um dos outros e praticamente não existe movimentação entre eles. Como ocorre, por exemplo, em uma barra de ouro.

Enquanto isso, os materiais no estado líquido apresentam volume constante, mas a sua forma varia conforme o recipiente em que estão inseridos.

As partículas conseguem deslizar uma sobre as outras nesse estado. Além disso, os líquidos são de difícil compressão. Um exemplo do cotidiano é um copo com água líquida.

Já o estado gasoso ocorre quando a matéria não apresenta volume constante e forma defina. As partículas detém pouca ligação entre si e desse modo possuem grande mobilidade. Esse estado possui a menor densidade comparado aos outros estados. Uma bexiga cheia de ar serve de exemplo para esse estado.

Dicas Enem

Para você que vai prestar Enem, fique atento às mudanças de estado físico dos materiais.

Existem, de forma geral, cinco diferentes mudanças de estado físico. Uma delas é a fusão, que é a passagem da fase sólida para a líquida. Como o gelo derretendo em cima da pia da cozinha.

Uma outra mudança é a vaporização, que ocorre na mudança da fase líquida para gasosa, como a água de uma chaleira aquecendo e saindo do recipiente.

Uma terceira mudança é a solidificação, que seria a mudança da fase líquida para a sólida, como por exemplo, a água líquida se transformando em gelo na geladeira.

Também existe a mudança chamada de condensação ou liquefação, que é passagem da fase gasosa para a líquida, como ocorre no caso do orvalho. Já a última mudança é conhecida como sublimação, se baseando na passagem da fase sólida para a gasosa e vice-versa.

Em suma, todo material possui características que o diferenciam dos outros e, assim, tendo sua classificação própria. Além disso, os materiais podem se encontrar nos três estados físicos, passando pelas diferentes mudanças.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando os textos do nosso blog. 

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Química

Redator especialista em Química no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Surrealismo e a relação com o subconsciente

Composição interna da Terra e suas características