in

Concretismo

Movimento artístico que surgiu na Europa, em meados do século XX, o concretismo tinha como objetivo inicial representar a arte de forma abstrata.

Concretismo

Esse movimento vanguardista ocorreu na música, nas artes plásticas e, também, na literatura, principalmente na forma das poesias.

Além disso, os principais precursores desse movimento artístico foram o suíço Max Bill, nas artes plásticas, o francês Pierre Schaeffer, na parte da música e o russo Vladimir Mayakovsky, no campo da literatura, que é considerado um dos melhores poetas do século XX.

O concretismo, nas artes literárias, busca valorizar o conteúdo visual e gráfico dos textos e poesias produzidos. Os artistas passam a incluir formas geométricas em suas produções, considerando a sintaxe visual mais importante que a textual.

Dessa forma, em busca de construir representações com formas mais próximas da realidade, os artistas concretos utilizam como base formas arquitetônicas e esculturais do dia a dia, trazendo, assim, o cotidiano para as produções.

Com isso, o movimento artístico tenta mostrar que existe uma realidade concreta no mundo. Para o concretismo, por meio de uma arte autônoma, essa realidade pode ser visualizada de diversos ângulos.

Concretismo no Brasil

Esse movimento artístico de vanguarda chegou ao Brasil, e de certa forma, para toda a América Latina por meio de Max Bill. Em 1951, o suíço promoveu uma exposição da sua arte no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), dando início ao concretismo no Brasil.

No ano seguinte, a poesia concreta ganha força no Brasil por conta do lançamento da revista “Noigandres”, a qual divulga as ideias do movimento. Encabeçam esse projeto os poetas Augusto Campos, Haroldo Campos e Décio Pignatari.

Esses poetas se notabilizaram como grandes nomes da literatura concreta no país. Essa poesia busca eliminar o eu-lírico das obras e a poesia intimista, sendo um experimentalismo poético.

Com essa crescente do movimento artístico no Brasil, em 1956, ocorreu a Exposição de Arte Concreta, também no Masp. Essa exposição consolidou de vez as novas tendências do movimento artístico.

Um exemplo de arte concreta é a poesia “COCA-COLA” de Décio Pignatari:

COCA-COLA

B E B A C O C A C O L A
B A B E C O L A
B E B A C O C A
B A B E C O L A C A C O
C A C O
C O L A
C L O A C A

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, fique atento a essas dicas sobre o movimento artístico concreto:

O concretismo se apresenta como um movimento artístico de vanguarda que apresenta diversas inovações nas artes. Na literatura, uma mudança inicialmente perceptível é o banimento do verso tradicional dos poemas.

Essa vanguarda também apresenta como característica o uso de diferentes tipos gráficos, além da posição geométrica das palavras. Os escritores aproximam a linguagem dos poemas com a escrita utilizada no design.

Já no final da década de 1950, no Rio de Janeiro, surgiu um movimento em reação ao concretismo que se estabeleceu, em grande maioria e com mais força em São Paulo. O neoconcretismo ou concretismo carioca, considera a que a expressividade está acima da forma.

É válido ressaltar que o principal período desse novo movimento foi entre os anos de 1959 e 1961. O grande marco do neoconcretismo foi o “I Exposição de Arte Neoconcreta”, que teve como principais artistas participantes sendo Ferreira Gullar, Lygia Clark,  Amílcar de Castro, entre outros.

Portanto, o concretismo se apresenta como um movimento de vanguarda, que mostra novas maneiras de se fazer arte. O movimento artístico atingiu diversas artes e influenciou a literatura no ponto que incluiu formas geométricas e uma nova maneira de se pensar e produzir poesias.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Literatura

Redator especialista em Literatura no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Modos de Organização da Composição Textual

Socialismo e suas diferentes experiências