in

Veja como a unidade de medida está presente no dia a dia

A frase “Quero comprar um quilo de batatas” se apresenta como corriqueira no cotidiano de todos, e ela tem tudo a ver com a matemática

Pelo fato de determinar uma grandeza em uma unidade de medida, a frase relaciona alguns conceitos matemáticos.

A grandeza está relacionada a tudo que pode ser medido ou contado, independentemente do que seja. Dessa maneira, as grandezas podem ter as suas quantidades diminuídas ou aumentadas, dependendo da operação que se deseja realizar.

São exemplo de grandeza a massa, volume, velocidade, comprimento, custo, tempo,  entre outros. E essas grandezas se relacionam no dia a dia. Como por exemplo na expressão “A quilômetros de distância”, onde se relacionam as grandezas de tempo e comprimento.

Unidade de Medida serve para organizar padrões 

É para organizar e estabelecer normas que existem as unidades de medida. Elas surgem como uma maneira de padronizar as grandezas, assim facilitando as atividades econômicas, em principal. Com isso surge o Sistema Internacional de unidades (SI), que busca unificar as unidades.

Mas é importante lembrar que continuam existindo unidades de medida fora do SI, e que também são muito utilizadas nos países mundo afora. Sendo assim veja abaixo algumas das principais grandezas e as suas respectivas unidades de medida no Sistema Internacional:

GRANDEZA UNIDADE Símbolo
Comprimento Metro m
Massa Quilograma Kg
Tempo Segundo s
Corrente Elétrica Ampére A
Temperatura termodinâmica  Kelvin I
Quantidade de Substância Mol Mol

Escalas

As escalas são definidas a partir da relação entre grandezas, sejam elas físicas ou químicas. A escala é a razão constante entre essas grandezas. Ela pode aparecer de três maneiras diferentes na sua prova.

A primeira seria uma escala natural. Nesse tipo, o tamanho físico de um determinado objeto representado no plano corresponde à realidade. Nesse caso a representação dessa escala é 1:1 ou 1/1.

Uma segunda maneira de representação é por meio da escala reduzida, onde o tamanho real é maior que a área representada. Nesses casos a representação da escala pode ficar dessas maneiras: 1:4, 1:10, 1:100, 1:500, 1:1000, 1:500000.

Já a terceira maneira de se representar é se utilizando de uma escala ampliada. Nesse caso, a representação possui um tamanho maior do que o tamanho real. As escalas ficam representadas assim: 40:1, 100:1, 500:1, 1000:1.

A maior utilização das escalas se dá por meio dos mapas e representações cartográficas. Nesses casos e nos outros, a escala necessita que as medidas reais e do mapa estejam na mesma unidade de medida.

Dicas Enem

Para você que está pensando em prestar o Enem, fique atento às escalas,  porque elas já caíram na prova, e relacionam grandezas com respectivas unidades de medida. Confira abaixo:

ENEM (2012)

O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?

a) 1: 700
b) 1: 7000
c) 1: 70000
d) 1: 700000
e) 1: 7000000

A resposta certa é a letra D.

Desenho: 60cm

Objeto real: 42km = 42.000.000cm

Escala: 42.000.000cm/60cm = 700.000

Ou seja, a escala é 1:700.000.

Enfim, a relação das grandezas e unidades de medidas são de suma importância para que as relações matemáticas do cotidiano sejam entendidas. Além disso, a escala se utiliza desses conceitos nas suas representações do real.

Portanto, bons estudos e boa sorte!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Matemática

Redator especialista em matemática do Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Sistemas gasosos: conheça mais sobre a Lei dos Gases

Surrealismo e a relação com o subconsciente