in

A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos

A luta pela conquista destes direitos é historicamente lembrada na construção da nossa sociedade

Você já refletiu sobre a conquista dos direitos pelos cidadãos? Se, na atualidade, podemos lutar livremente pelos nossos direitos, nos manifestar e questionar o sistema de nossa sociedade é porque muitos já lutaram antes de nós.

Embora deste os tempos antigos os homens busquem a tradução de seus direitos através da lei, foi somente na Idade Média que eles passaram a ser assegurados pela Constituição.

Desde então, todo cidadão está assegurado pela Constituição Federal e tem seus direitos básicos garantidos. A luta pela conquista destes direitos é historicamente lembrada na construção da nossa sociedade.

Mas afinal, quais são os direitos do cidadão?

Para entendermos o contexto da luta pela conquista dos direitos dos cidadãos, primeiramente é importante conhecermos cada um desse direitos. Vejamos:

Direitos Civis

Dizem respeito às liberdades peculiares de cada cidadão, como o direito de ir e vir. Também se refere ao direito de dispor do próprio corpo, do direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.

Além disso, também se refere à igualdade perante a lei, que garante que o indivíduo não seja julgado fora dos princípios da lei.

O objetivo do direitos civis é garantir o relacionamento entre os cidadãos de uma determinada sociedade. Sempre com base na liberdade de escolha de cada indivíduo.  Como por exemplo, dar ao cidadão direito à escolha de sua profissão, onde morar e sua religião, entre outros aspectos.

Essa igualdade independe de raça, cor, religião, partido, cultura, sexo ou condição econômica.

Direitos Políticos

Dizem respeito ao direito do cidadão de participação no governo e na sociedade. Em suma, participação no poder. O principal direito é o do voto. Além disso, também se enquadram aqui o direito a manifestações políticas e organizações partidárias.

Tem como objetivo incluir o cidadão no compromisso do funcionamento e fiscalização da vida coletiva em sociedade.

Direitos Sociais

Os direitos sociais se referem a tudo que está relacionado a vida em sociedade, como direito ao trabalho, salários dignos, moradia, saúde, alimentação, lazer e educação. Como exemplo, podemos citar os direitos instituídos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Direitos Humanos

Referem-se aos direitos básicos de todo o indivíduo, e estão assegurados pela nossa Constituição Federal. Os direitos humanos conferem ao cidadão direito à liberdade de pensamento e expressão, além de assegurar a igualdade a todos perante a lei.

Marcos da luta pelos direitos do cidadão

  • Entre 1215 e 1225, foi promulgada na Inglaterra a Magna Carta, onde os direitos humanos passaram a integrar a Constituição. E também passaram a ser garantidos aos cidadão;
  • Em 1776, os Estados Unidos da América também deixaram sua herança nessa luta, com a Declaração de Direitos da Virgínia. E em 1787, com a Constituição;
  • Em 1789, a França marcou seu nome na história da luta pelos direitos do cidadão através da Revolução Francesa. Além de criar a universidade dos direitos fundamentais de igualdade e liberdade.
  • Em 1948, ao final da Segunda Guerra Mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Através deste importante documento passou-se a punir quem infringisse os direitos humanos de caráter universal.

Você sabia?

A luta pelos direitos do cidadão é antiga, e vem se edificando com o passar dos anos. Porém, uma curiosidade interessante:  de acordo com os dados históricos disponíveis o primeiro registro encontrado de uma tentativa de Declaração dos Direitos Humanos remonta a 539 a. C. A Declaração teria partido de Ciro, o grande rei da Pérsia.

Em resumo, embora antiga, a luta pelos direitos do cidadão é um tema de extrema relevância atual. Todos nós fazemos parte da busca por melhores condições sociais, políticas e humanas em nossa sociedade. Embora os direitos estejam assegurados por lei, nem sempre a soberania da nossa Constituição é respeitada.

Dicas Enem

O tema é antigo, mas constantemente é cobrado no Enem e nos vestibulares. Por isso, reveja os principais direitos universais, estude a Constituição Brasileira e boa sorte nas suas avaliações! Continue acompanhando nosso blog

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Características das figuras geométricas planas e espaciais

Conquista da América: conflitos entre europeus e indígenas