in

Mudanças climáticas: ilhas de calor, efeito estufa e chuva ácida

Como resultado, podem ser percebidas na temperatura, precipitação, nebulosidade, entre outros fenômenos

As mudanças climáticas são alterações no clima do nosso planeta. No entanto, elas dizem respeito a variações em escala global e regional do clima sobre a terra. Como resultado, podem ser percebidas na temperatura, precipitação, nebulosidade, entre outros fenômenos.

Vamos conhecer as principais mudanças climáticas?

As mudanças climáticas, em geral, são causadas pela agressão do homem ao meio ambiente, muitas vezes com consequências irreversíveis. Ou seja, são fenômenos que não existiam naturalmente no meio ambiente.

Entre os principais e mais preocupantes fenômenos estão: ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida e a destruição da camada de ozônio. Vamos conhecer uma pouco mais sobre cada um deles.

Ilhas de calor

Primeiramente é relevante saber que é o fenômeno que ocorre quando uma determinada cidade ou região fica com temperaturas superiores às demais da sua região.

Isso normalmente ocorre em virtude de, nessas localizações, a temperatura média ser mais elevada, concentrando mais calor. A umidade relativa do ar também fica mais baixa nesses locais.

Por exemplo:

Vejamos a cidade de São Paulo. Ela é considerada uma ilha de calor. Isso porque é uma localidade com grandes concentrações de pavimentações e concreto, prédios e grandes construções, com muita poluição atmosférica. Além disso, possui poucas áreas verdes, o que contribui sobremaneira para o aumento do calor.

Efeito Estufa

O efeito estufa é uma camada de gases composta principalmente por gás carbônico, metano, óxido nitroso e vapor de água. Essa camada cobre a superfície terrestre.

É um fenômeno natural fundamental para a sobrevivência da vida no planeta Terra. Uma vez que sem ela o planeta seria muito frio, o que inviabilizaria a vida de diversas espécies.

Entretanto, o problema é que as ações humanas vêm fazendo com que essa camada fique cada vez mais espessa e retenha mais calor na Terra.

Em suma, esse aumento desenfreado da temperatura terrestre acaba por trazer efeitos devassadores para o planeta através do aquecimento global. O fenômeno retém mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, ocasionando o aquecimento global.

Por exemplo, podemos citar o aumento da temperatura média dos oceanos e o derretimento das calotas polares.

Chuva ácida

A chuva ácida, por outro lado, é um fenômeno atmosférico que se refere a precipitação de chuva carregada de grandes quantidades de ácidos. Em geral é ocasionada pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, através da atividade humana.

É extremamente perigosa para a sobrevivência no planeta, uma vez que além da destruição da fauna e da flora, deixa o solo exposto à erosão. É responsável também por alterar o equilíbrio de rios e lagos, que ao se tornarem acidificados, matam diversas espécies aquáticas.

Mudança Climática: Chuva Ácida (HiperCultura)

Destruição da camada de ozônio

A camada de ozônio é uma camada de gás que circunda a Terra e protege a vida dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

Segundo a WWF (2019):

Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas nas alturas da estratosfera (entre 25 km e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

No entanto, existem evidências claras de que as substâncias utilizadas e fabricadas pelo homem estão aos poucos destruindo a camada de ozônio.

Estudos mostram que ela tem se tornado cada vez mais fina. Sendo que os principais contribuintes para essa situação são os óxidos nítricos e nitrosos gerados pelos veículos e o CO2 produzido através de combustíveis como o carvão e o petróleo.

Curiosidades

Existe hoje, por exemplo, um tratado internacional, chamado de “Protocolo de Quito”, que por sua vez estipulou as metas de reduções obrigatórias dos principais gases de efeito estufa para o período de 2008 a 2012.

Sendo assim, em 2020, quando o Protocolo de Kyoto perder sua validade, espera-se que os países busquem um novo acordo com metas para todos os países, incluindo os países em desenvolvimento.

Em resumo, esses são apenas alguns dos efeitos nocivos da ação humana para o meio ambiente. Se não tomarmos medidas emergenciais nos próximos anos, nossa sobrevivência pode estar em perigo.

Dicas Enem

Continue estudando sobre mudanças climáticas e tratados internacionais para prestar a prova do Enem e obter a aprovação.

Siga acompanhando o nosso blog.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Predicado: entenda o seu emprego dentro da oração

Transformações químicas e energia calorífica