in

Água: ocorrência e importância na vida animal e vegetal

Para evidenciarmos a importância da água para o nosso planeta é essencial sabermos que ela cobre em torno de 70% de todo o espaço da Terra. Sendo que, destes 97% são água salgada, ou seja, não é potável. Desta forma, nos restam apenas 3% de água doce e, destes, 77% está em estado sólido, ou seja, congelada.

Assim, nos restam 23%, porém destes, somente 0,05% está disponível para o consumo da vida no planeta Terra. E ainda há de se considerar a parcela desta água que é impura ou contaminada. Concluindo, embora o nosso planeta seja composto em grande parte por água, nos resta uma quantidade muito pequena para manter a sobrevivência dos seres vivos.

Analisando em nível de Brasil,  aqui 70% de toda água doce do território nacional está na região Norte, concentrada nas bacias da região Amazônica. Porém, em contradição, apenas 7% da população humana brasileira vive nesta região. Então sobram cerca de 30% de água para todo o restante da população.

O ciclo da água

O ciclo da água

A água é a única substância que pode se transformar nos estados: sólido, líquido e gasoso de forma natural. Essa transformação acontece na natureza e é essencial para o ciclo da vida em nosso planeta.

Contudo, é possível encontrar a água na natureza nas formas líquida, como o caso dos rios, lagos e oceanos. Na forma gasosa, na evaporação, e na forma sólida, como o  granizo ou as geleiras.

O ciclo da água, por sua vez, é como nomeamos as transformações sofridas pela água. Ele se inicia com a água no estado líquido, nos rios e mares, que com a ação do calor do sol evaporam. Então,  a água passa do estado líquido para o gasoso em forma de vapor, que sobe para atmosfera.

Na atmosfera, por sua vez, o vapor chega até as camadas mais altas, onde a temperatura é inferior à da superfície terrestre. Desta forma, o vapor se condensa e retorna para o estado líquido, é quando ocorrem as chuvas.

Ao chegar na superfície terrestre o ciclo da água se completa, e a água retorna aos lençóis freáticos, que ficam no solo, ou para os lagos, mares, oceano e rios, reiniciando o ciclo.

Esse ciclo é essencial para a renovação da vida animal e vegetal na Terra.

Corpo humano contém até 65% de água

O nosso corpo é composto de 60% de água nas mulheres e 65% nos homens. Para se ter uma ideia, se analisarmos os músculos do nosso corpo, cerca de 75% do seu peso é composto de água. O nosso sangue contém 95% de água.

Além disso, nenhuma reação química acontece no corpo humano sem a presença de água. É por isso, por exemplo, que a desidratação pode levar um ser humano à morte.

A água ainda é chamada como “solvente universal”. Isso porque é capaz de dissolver uma variedade imensa de substâncias químicas, como: proteínas, carboidratos, gases e sais minerais. Todos essenciais para a nossa sobrevivência.

Se pensarmos na questão química, essa dissolução de substâncias, é basicamente separar os átomos de cada substância por meio de um solvente de propriedades similares. Isso para que elas possam ser utilizadas pelas células.

Vejamos um exemplo do nosso dia a dia. Quando ingerimos sal (NaCI) em nossos alimentos, o papel da água é separar o Sódio (Na) do Cloro (CI), para que desta forma possam ser utilizadas pelas células. Se não fosse desta forma jamais poderíamos ingerir essa substância.

Dicas Enem

Quando  se trata do tema “água”, falamos de um assunto bastante abrangente. Ele pode aparecer na prova do Enem  em várias áreas do conhecimento e  não somente na prova de química, mas também em outras áreas relevantes.

Confira alguns dos temas que podem ser abordados no exame:

  • Crises hídricas e guerras geopolítica pela água;
  • As propriedades da água e nos tipos de ligações químicas;
  • Reações químicas e trocas de calor ocorrem através da absorção ou liberação de água;
  • Hidrografia e a bacias hidrográficas.

Como já foi dito, a água é um tema de extrema relevância, desta forma, estudar o assunto a fundo é sempre importante para fazer um bom exame.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Química

Redator especialista em Química no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Capitalismo: o novo sistema que substituiu o feudalismo

Entenda a relação entre força e movimento