in

Recursos hídricos: bacias hidrográficas e seus aproveitamentos

A influência e a necessidade da água no dia a dia fica perceptível em inúmeras ações. Desde escovar os dentes até a alimentação de animais na área rural. No entanto, nem sempre fica claro de onde vêm essas água. Por isso neste artigo vamos entender um pouco mais sobre os recursos hídricos e as bacias hidrográficas.

Você precisa saber que as bacias hidrográficas são formadas a partir dos desníveis dos terrenos, que assim orientam o curso d’água. Toda bacia é composta por um rio principal que é abastecido por outros rios, chamados de afluentes e subafluentes.

Dessa forma os rios das bacias hidrográficas podem se encontrar tanto em planaltos quanto em planícies. Quando estão localizados em planaltos apresentam uma grande declividade e presença de cachoeiras. Já os de planície possuem alta navegabilidade e, no seu curso ostenta meandros, ou seja, grandes curvas.

Portanto as partes mais altas dos relevos em que se encontram as bacias hidrográficas são chamados de divisores de água. Afinal são eles que separam os recursos hídricos das diferentes bacias. Aliás, as bacias hidrográficas também são conhecidas como bacias de drenagem.

Além das bacias hidrográficas, o Brasil abriga diversos aquíferos – reservas de águas subterrâneas. O mais importante deles é o aquífero Guarani, que além do Brasil, tem mais de um milhão de quilômetros quadrados de extensão espalhados pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

As diferentes bacias brasileiras e seus usos econômicos

Contendo cerca de 12% da água doce do planeta, o Brasil é marcado em sua geografia pela grande abundância hídrica em suas terras.

Entretanto, essa distribuição não é regular por todo o território. A região Sudeste, como a mais populosa do país, só dispõe de 6% da água, enquanto a região Norte, com menor população, tem à disposição 70% da água.

Nesse sentido o Brasil se apresenta dividido em 12 regiões hidrográficas, sendo uma das maiores e abrangentes redes fluviais mundo.

As principais bacias são a bacia Amazônica, a do rio São Francisco, a do Tocantins Araguaia, do Paraná e a do Paraguai.

Sendo assim, a necessidade de entender sobre o funcionamento das bacias hidrográficas faz com existam estudos que prevejam e evitem desastres naturais, como enchentes.

O conhecimento sobre elas também ajuda a melhorar o seu aproveitamento e, assim, maximizar o uso dos recursos hídricos nas cidades, indústrias e na agropecuária.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, aqui vai algumas dicas sobre as bacias hidrográficas:

Um dos principais problemas da atualidade em relação aos recursos hídricos é a poluição das águas. Essa poluição se dá por diversas maneiras, mas, principalmente, pelo lançamento de esgoto não tratado nas águas, além de resíduos industriais e agrícolas despejados incorretamente.

Com um aumento significativo de demanda nas cidades, existe uma necessidade latente de se ter um gerenciamento desses recursos e um tratamento efetivo da água. A água poluída tem as suas característica alteradas e, com isso, traz danos ao homem e meio ambiente.

Rio Amazonas

O que também tem bastante destaque nas prova do Enem é a questão sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas. Considerada a maior do mundo, a bacia amazônica ocupa 7 milhões de quilômetros quadrados, estando presente em 6 países da América do Sul.

Além disso, a bacia apresenta um grande potencial para geração de energia elétrica, por meio de usinas hidrelétricas. Também tem a potencialidade do transporte fluvial, por conta dos rios da bacia serem caudalosos e pela topografia plana.

Em suma, as bacias hidrográficas são de suma importância para o desenvolvimento de um país por causa do potencial de geração de energia, além, é claro, da necessidade imprescindível da água na vida humana. O uso racional dos recursos hídricos também se tornam fundamental no gerenciamento da água.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nosso blog e mantenha o foco nos estudos!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Geografia

Redator especialista em Geografia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Produção de texto nas esferas sociais públicas e privadas

Divisão celular: saiba sobre mudanças microscópicas