in

Entenda o que é estatística e probabilidade

Em primeiro lugar, para compreendermos o estudo da estatística e probabilidade, é importante conhecermos alguns conceitos básicos.

A análise de dados é a atividade que une um conjunto de dados objetivando verificar as informações que ele nos oferece. Essa análise pode ser realizada de diversas formas, entre elas através da estatística e probabilidade.

Sendo assim, os estudos estatísticos nos auxiliam a analisarmos dados de um determinado instrumento. Em suma, eles se relacionam diretamente com situações que envolvem planejamento, coleta de dados e a organização de informações.

Já a probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Antes de entrarmos no estudo dos cálculos, é relevante entendermos o conceito de probabilidade aleatória.

Veja o que é probabilidade aleatória

Probabilidade aleatória é aquele experimento que, quando repetido em iguais condições, pode fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso.

Por exemplo: se utilizarmos um dado, ao jogá-lo para cima, qual a probabilidade de ele cair com o número 6 virado para cima? Essa é fácil, não é mesmo?

Se jogarmos apenas um dado a probabilidade é de uma vez a cada seis jogadas. No entanto, se jogarmos mais dados, o cálculo começa a ficar mais complexo.

Por sua vez, ao conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório chamamos de Espaço Amostral.

Como calcular um evento aleatório?

Sendo assim, para calcular um evento aleatório, onde as possibilidades são igualmente prováveis, utilizamos a seguinte fórmula:

 

P (A) = Número de casos favoráveis
Número de casos possíveis

Se utilizamos o mesmo exemplo do dado, veremos que um número par pode ocorrer de três maneiras diferente entre 6 igualmente prováveis, sendo assim:

P = 3/6 = ½ = 50%

Ou seja, são 50% de probabilidade de sair um número par ao jogarmos um dado de maneira aleatória.

Por outro lado, quando um evento tem probabilidades iguais de ocorrência, dizemos que ele é equiprovavel, em um espaço amostral finito, representado por S.

Neste caso, a probabilidade de ocorrência de um evento é calculada por:

P (A) = Número de casos favoráveis = N (A)
Número de casos possíveis N (S)

Contextualizando a estatística e a probabilidade

Analisando todo o contexto do tema estudado, podemos dizer que a estatística trabalha com incertezas, ou seja, ajuda a calcular essas incertezas, sempre dentro de uma margem de erro aproximada.

A probabilidade, por sua vez, trabalha com a frequência dos eventos, como forma de testar as possibilidades. Ambas somente são possíveis se tivermos um espaço amostral definido.

Vejamos um exemplo atual do nosso cotidiano: as pesquisas de intenção de votos.

Os percentuais são calculados estatisticamente de forma aproximada, de acordo com uma amostragem definida, porém embora se aproximem da realidade são dados prováveis e por sua vez incertos.

Dicas para o ENEM

Se você está se preparando para o ENEM, ou para o vestibular, é essencial conhecer as competências de estatística e probabilidades. Essa, por sua vez, é tema confirmado na prova de matemática dos principais exames nacionais.

Geralmente, essa competência será associada a situações reais do nosso cotidiano, como por exemplo, análise de dados econômicos, pesquisas de opinião.

Fique atento, os dados podem se apresentados de várias formas, seja através de enunciado escrito, tabelas ou gráficos.

Então, se você quer estar preparado, anote essas dicas:

  • Busque resolver problemas relacionados à estatística básica;
  • Leia sobre o assunto e faça uma lista de exercícios resolvidos, depois retome para verificar e analisar seus erros;
  • Busque informações do cotidiano, pesquisas disponíveis por exemplo, e calcule as probabilidades.

Em suma, essas atividades vão lhe ajudar a desenvolver um senso crítico de análise estatística, o que pode ser determinante durante a prova. Boa sorte!

 

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Matemática

Redator especialista em matemática do Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Romantismo: veja características e contexto histórico

Concordância verbal e nominal: saiba como usar