in

Movimento Barroco

Resumo: Conhecendo a origem do termo

Primeiramente, a expressão “Barroco”, tem o significado de absurdo ou grotesco. Foi chamada desta forma pelos críticos com o intuito de ridiculariza a arte que abdicava das regras clássicas.

O Termo Barroco é utilizado para designar a arte que surgiu no final do século XVII na Itália. Posteriormente espalhou-se para outros países da Europa e América Latina.

Sendo assim, acabou por manifestar-se também na literatura e no teatro.

Em suma, essa arte que sucedeu o Renascimento, compartilhava o gosto pela antiguidade clássica.

Principais características do Barroco

As principais características do estilo Barroco são os detalhes rebuscados, outrossim que expressam emoções da vida cotidiana e do ser humano.

Da mesma forma, o período final do Barroco por volta do século XVIII, denomina-se rococó. Por apresentar detalhes específicos de curvas e detalhes decorativos, como por exemplo, conchas, flores e ramos.

Não raro, o Barroco apresenta características da mitologia, da história da humanidade e passagens bíblicas. Com riqueza de cores, as sombras e luz representam contrastes.

O Barroco na literatura

Em suma, o Barroco literário foi caracterizado por contraste, oposições e dilemas. Em oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus).

Então, apresenta como principais características, o usos de antíteses, metáforas, paradoxos, sinestesia, pessimismo, hipérboles e uma linguagem muito rebuscada e obscura.

Contexto histórico do Barroco

Em 1480, a inquisição ameaçava a liberdade de pensamento na Espanha e em Portugal a partir de 1536. Em um clima de austeridade e repressão, que por sua vez, foi a base para o desenvolvimento do movimento Barroco.

Desta forma, o Barroco foi concebido como uma arte eclesiástica para propagar a fé católica. Sendo que, em nenhuma outra época da história tantas igrejas e capelas foram construídas, assim como, santos e monumentos sepulcrais.

Em virtude da ligação da igreja com o Estado, logo a arquitetura barroca deixou de ser somente religiosa passando também a aparecer na construção de palácios, que ostentavam o poder.

No Brasil as primeiras manifestações do Barroco, surgiram na Bahia durante o ciclo do complexo açucareiro no século XVII, onde os artistas brasileiros nascidos no período colonial, adaptavam um estética europeia a realidade brasileira.

Principais autores do Barroco brasileiro

Gregório de Matos (1633-1695): Apelidado de “Boca do Inferno”, por utilizar poesia satírica e carregada de termos de baixo calão, além de realizar crítica a sociedade baiana.

Padre Antônio Vieira (1608-1697): Conhecido por seus sermões, o padre utiliza temas religiosos, bibliocos e morais para seus fies, mas não somente, também utilizava-se de ideias política e ideológicas.

Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho (1730-1814): É talvez o maior artista barroco do Brasil, tornou-se conhecido no século XVIII, durante a construção de igrejas no estilo barroco em Minas Gerais. Desta forma, suas obras adquiriram forte cunho religiosos, e eram elaboradas em madeira e pedra-sabão.

Dentre os artistas importantes do barroco brasileiro, também podemos citar o pintor Manuel da Costa Ataíde e o escultor Mestre Valentim.

Obras Destaque do movimento Barroco

  • Flagelação de Cristo (Caravaggio, Ruão);
  • Massacre de São Bartolomeu ( François Dubois)
  • Cena da Paixão de Cristo no Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (MG). (Aleijadinho)

Dicas para o ENEM

Primeiramente, quero dizer que o Barroco é assunto garantido no ENEM. O Tema é relacionado a prova de literatura, então é essencial estudar os principais textos em referência ao tema.

Confira por exemplo, o trecho abaixo do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, onde o mesmo faz uma crítica a corrupção:

Vós, diz Cristo Senhor Nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, por que quer que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta quanto está a nossa, havendo tantos nela que tem ofício de sal , qual será ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.

Não deixe de conferir também outros movimentos como: Arcadismo, Romantismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

Esteja preparado e sai na frente!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Literatura

Redator especialista em Literatura no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo

A Borracha na Amazônia: Entenda o ciclo da Borracha na Amazônia