in

Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo

Conheça a estrutura e fisiologia celular: O que é?

Primeiramente é importante sabermos que todas as células se encontram envolvidas por uma membrana fina. Essa por sua vez, é composta por fosfolipídios e proteínas, que chamamos de MEMBRANA PLASMÁTICA. Essa membrana também é composta pelo citoplasma e pelo núcleo celular, conforme veremos a seguir.

Estrutura celular: Elementos.

Então, a estrutura da célula e composta pelos itens abaixo:

  1. Nucléolo
  2. Núcleo
  3. Ribossomos
  4. Vesícula
  5. Retículo endoplasmático rugoso
  6. Complexo de Golgi
  7. Citoesqueleto
  8. Retículo endoplasmático liso
  9. Mitocôndria
  10. Vacúolo
  11. Citoplasma
  12. Lisossomo
  13. Centríolos dentro do centrossoma

Conhecendo os conceitos e funções

Assim, vamos conhecer os conceitos e funções dos principais elementos celulares: A membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.

A membrana plasmática

A membrana plasmática, também conhecida como membrana citoplasmática ou plasmalema, é um envoltório que delimita a célula lhe conferindo individualidade. Acrescentando-se que é composta por interações hidrofóbicas não covalentes, resultando em uma estrutura flexível e resistente.

Desta forma, essa estrutura permite que a célula mude de forma e tamanho, através do controle da passagem de substâncias de fora para dentro e vice versa.

O Citoplasma

Em suma, o citoplasma é todo o conteúdo celular da membrana plasmática. É composto de um colóide aquoso ao qual chamamos de citossol.

As células eucariontes são aquelas que compõem o organismo dos animais, plantas fungos e protistas. No citoplasma essas células podemos encontrar estruturas membranosas, as organelas.

Por sua vez, as células procariontes são as células das bactérias. Essas são estruturas simples e não possuem organelas.

No citossol, encontramos enzimas, moléculas de ARN-mensageiro, íons, aminoácidos, nucleotídeos, açucares e estruturas de síntese de proteínas, aos quais chamamos ribossomos.

Núcleo

O núcleo é a região celular onde encontramos o material genético dos organizamos, ou seja, o seu DNA. Somente existe nos organizamos eucariontes, não sendo encontrado nos procariontes.

Funções específicas do Núcleo

  • Sendo o local onde se localiza o material genético, o núcleo possui algumas funções importantes, que são:
  • O seu envoltório nuclear desempenha função de proteção, sendo assim, impede que moléculas entre em contato com o DNA;
  • A estrutura nuclear é responsável pela coordenação das funções e rações celulares;
  • Diversas moléculas presentes no núcleo, como proteínas, regulam e desencadeiam funções celulares, porém, para tanto precisam se sintetizadas pela célula. E é o núcleo que realiza essas codificação.

Por sua vez, os nucléolos são formados por proteínas RNA ribossômico. Sendo que, são responsáveis pela produção dos ribossomos se desintegrando durante o processo de divisão celular.

Além disso, durante o processo de divisão celular, o filamento de cromatina se duplica e se espiraliza, como resultado dão origem aos cromossomos. Ao concluir a divisão esse, por sua vez se desespiraliza e volta ao estado de cromatina.

Dicas para o ENEM

Em primeiro lugar, se você está estudando para o ENEM é de suma importância que você tenha domínio dos conceitos básicos que apresentamos acima. Em segundo lugar, é essencial conhecer as funções de cada uma das organelas existentes na estrutura celular.

Assim sendo, pensando em lhe auxiliar e facilitar a sua vida, disponibilizamos abaixo uma tabela resumo com as funções básicas de cada uma dela.

Confira:

Tabela básica de funções

Organelas Função
Parede Celular Proteção e suporte
Núcleo Comanda a estrutura e a atividade da células
Ribossomos Síntese proteica
Cloroplastos Realizam a fotossíntese
Mitocôndrias Respiração celular
Retículo Endoplasmático Síntese de proteínas, lipídios e didratos de carbono
Complexo de Golgi Secreção de enzimas e outras moléculas
Vacúolo Armazenamento

 

Além disso, não deixe de conferir as demais aulas da disciplina de biologia que também são temas recorrentes nas provas do ENEM:

  • Citologia
  • Genética
  • Evolução
  • Identidade dos Seres humanos
  • Bactérias

Fique por dentro e faça um excelente exame!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Movimento Barroco