in

Entenda o que é carga elétrica e corrente elétrica

aparelho elétrico

Carga elétrica e corrente elétrica são coisas que fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes não nos damos conta. São essenciais para o funcionamento de eletrodomésticos, máquinas e demais fontes de energia. Neste post vamos entender um pouco mais sobre esses temas.

Conceitos: o que são?

Você já deve saber que toda matéria existente é formada por moléculas, que são formadas por átomos. Sendo que esses, por sua vez, são formados por três partículas, que são: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e os nêutrons possuem massa similar, no entanto, os elétrons possuem uma massa milhares de vezes menor.

Carga elétrica

Os nêutrons possuem carga neutra, os prótons cargas positivas e os elétrons carga negativa. Assim, se fosse possível separar cada um dos elementos de um átomo, e direcioná-los a um ímã, poderíamos perceber que os prótons e elétrons seriam levados a direções opostas e os nêutrons não seriam afetados. A essa ocorrência chamamos de carga elétrica.

Átomo

Corrente elétrica

O que chamamos de corrente elétrica, por sua vez, na verdade é o deslocamento direcional das partículas eletricamente carregadas que causam o equilíbrio eletrostático.

Em suma, onde elétrons livres, que se encontram nos meios condutores, passam a se movimentar de forma organizada, levando a energia para onde é necessário. Em outras palavras: ela é o movimento ordenado dos elétrons por um condutor.

Corrente Elétrica

Como surge a corrente elétrica?

Para que surja algum tipo de corrente elétrica, primeiramente precisamos de um condutor, sendo os mais comuns os fios feitos de metal, tais como os de cobre.

É necessário que se crie um campo elétrico neste condutor. Os campos elétricos possuem diferentes níveis de energia, por isso a energia elétrica é dividida por tensão elétrica.

Então a corrente elétrica é originada pela diferença de potencial elétrico (tensão), onde uma carga positiva e outra negativa, aos serem ligadas a um condutor, deslocam os elétrons livres no sentido da carga positiva, pelo fato de serem negativos. Por outro lado, lembramos que os sinais opostos se atraem.

Por exemplo, se observarmos uma pilha, vemos que ela possui um polo positivo e outro negativo. Sendo que o polo positivo possui um potencial maior, enquanto que o negativo possui um menor. Assim, o movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, neste caso, do polo positivo.

Como calcular a intensidade da corrente elétrica?

O sistema internacional para o cálculo da corrente elétrica é em coulomb, também conhecido como ampère. Desta forma, para calcular a intensidade da corrente elétrica (i) na secção transversal de um condutor se considera o módulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo. Sendo:

Onde:

|Q|=n e

Exercício resolvido

Na secção transversal de um fio condutor são transportados 7,2 μC de carga elétrica durante 30 minutos. A corrente elétrica formada no fio, em mA, é de:

a) 3,0 mA

b) 4,0 mA

c) 12 mA

d) 6 mA

e) 0,24 mA

Resolução:

Resposta correta “b”

Portanto, a corrente elétrica formada no fio é de 4,0.10-3 A, Que equivale a 4 mA. (Fonte: UOL, 2019)

Dicas Enem

O tema “carga elétrica e corrente elétrica” é um assunto bastante abrangente, então, deve ser amplamente discutido.

Por isso, para compreender melhor o assunto, é importante estudar outros temas relacionados. Assim, sugerimos que você veja também: Lei de Coulomb e a do Electromagnetismo, que foi amplamente estudado por André Ampere. Esse, por sua vez, deu o nome à medida que estudamos na fórmula anterior.

Além disso, você sabia que o material que melhor conduz a eletricidade são os metais? Isso porque possuem elétrons fracamente ligados ao núcleo na sua camada mais externa, que são os chamados elétrons livres.

Espero que tenha gostado do nosso post. Espero você em breve para conferir outras dicas do Guia de Ensino.

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Física

Redator especialista em Física no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Teorias sobre as origens: universo, Terra e seres vivos

Imperialismo: a pressão dos países mais fortes sobre os mais fracos