in

Teorias sobre as origens: universo, Terra e seres vivos

Então, quem nunca se indagou sobre a origem do universo, da terra e dos seres vivos? É uma das questões mais intrigantes da Biologia, e ainda hoje é tema de discussão. Embora tenhamos várias teorias nenhuma delas foi efetivamente comprovada.

Entre as teorias sobre as origens, a mais utilizada para a formação do universo é a do Big Bang. Segundo ela, em suma, o universo se originou de uma grande explosão.

Sendo que a matéria estava concentrada em um único local, e em razão de uma perturbação se expandiu. Como resultado, a Terra teria sido originada da junção de poeira, gases e rochas que estavam distribuídos em torno do sol.

Em relação à origem da vida no planeta, igualmente, existem muitas pesquisas realizadas. Entretanto, nenhuma que nos ofereça respostas concretas.

No entanto, a teoria mais aceita conclui que a vida surgiu nos oceanos a partir de moléculas orgânicas. Na mesma linha, outra teoria é a de que os elementos primordiais vieram do espaço através de meteoros e cometas.

Então neste post, vamos apresentar um resumo das principais teorias. Confira:

Teoria dos Coacervados

Primeiramente, podemos definir coacervados como proteínas aglomeradas envoltas por moléculas de água. Assim, a teoria em questão foi apresentada por Oparin e Haldane.

De acordo com ele, os gases da atmosfera sofreram durante milhões de anos com a ação de descargas elétricas e radiações. Isso fez com que as moléculas inorgânicas dessem origem às moléculas orgânicas, como as proteínas.

Elas eram arrastadas pela água até o interior dos oceanos primitivos, agregavam-se e formavam os coacervados.

Teoria da Abiogênese e Biogênese

Em princípio acreditava-se que a vida surgia de matéria inanimada, sem vida. Essa era a teoria da geração espontânea, também chamada de abiogênese.

Em conclusão os estudiosos da época afirmavam que os seres vivos poderiam vir de material que não era vivo. Hoje percebemos claramente que a ideia é ilógica, mas na época diversos experimentos foram realizados para prová-la.

Assim, Francesco Redi foi o primeiro a questionar essa teoria. De acordo com ele, seria impossível um ser vivo nascer de matéria bruta.

Mas a teoria só foi derrubada com os resultados obtidos a partir dos experimentos realizados por Louis Pasteur, com a exposição da matéria orgânica. Tais experimentos deixaram claro que a contaminação ocorria em razão da presença de microorganismos no ar e não pela matéria em si.

A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente. Essa teoria é conhecida por biogênese.

De acordo com os experimentos de Redi, percebeu-se que a vida não surgia a partir da putrefação e sim do contato da matéria com seres vivos preexistentes.

Conclusão

Hoje a teoria mais aceita para a origem dos seres vivos é a de que eles eram autotróficos e não heterotróficos, ou seja, seres capazes de produzir o seu próprio alimento.

Sendo que se acredita que todos os seres vivos surgiram por meio de processos evolutivos, a partir de espécies preexistentes e, desse modo, continuam sujeitos a transformações. 

Exercícios resolvidos

(UEL) Em 1953, o norte-americano Stanley Miller construiu um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. Esse experimento de Miller foi importante, pois demonstrava que:

a) os primeiros seres vivos eram autótrofos.

b) os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

c) a vida se originou no espaço.

d) moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.

e) a vida surgiu nos mares primitivos.

A resposta correta é a letra “d”.

Dicas Enem

Se você está se preparando para o Enem, saiba que o tema sobre a origem do universo e da vida é carta confirmada na prova de Biologia.

Para sair na frente, não deixe de estudar os seguinte temas:

  • Criacionismo e fixismo;
  • Panspermia ou cosmogonia;
  • Teoria da evolução;

Então, confira os demais conteúdos do Guia do Ensino e uma excelente prova para você!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Conheça melhor cada um dos sinais de pontuação

aparelho elétrico

Entenda o que é carga elétrica e corrente elétrica