in

Ecossistemas: a importância dos fatores bióticos e abióticos

A relação entre os organismos vivos, seja em comunidades ou solitários, com os fatores químicos e físicos gera os diferentes ecossistemas. Nessa relação, os organismos vivos são denominados de fatores bióticos. Já o restante, que proporciona as condições de vida, são chamados de fatores abióticos.

Portanto esses ecossistemas podem ser divididos em duas classes distintas. A primeira é dos ecossistemas terrestres, que compreende toda a parte emersa representada pelas florestas, desertos, montanhas, entre outros.

Com isso, o agrupamento dos ecossistemas terrestres é denominado de bioma. Esses biomas apresentam ecossistemas com um clima dominante comum a todos e uma vegetação característica em toda região, o que unifica o bioma.

Já um segundo tipo de ecossistema são os aquáticos. Eles podem ser tanto de água doce (lagos, mangues e rios) quando de água salgada (oceanos e mares).

Mas é importante lembrar que todos os ecossistemas terrestres estão inseridos na biosfera. Ela também é chamada de ecosfera e ocupa toda a região habitável do planeta, sendo o maior nível de organização biológica.

Fatores bióticos e abióticos

A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.

Nesse sentido, a interação dos seres vivos, como fatores bióticos, em determinado ecossistema, forma a chamada biota.

De uma maneira geral, a interação dessa comunidade biológica influencia o ecossistema do qual ela faz parte. Assim também é modificadora da região que está inserida.

Esses organismos vivos podem ser divididos em autótrofos e heterótrofos. A primeira classificação é para organismos que conseguem produzir o seu próprio alimento. Já a segunda é para aqueles indivíduos que não conseguem produzir o seu próprio alimento, se alimentando assim de outros seres e vegetais.

Enquanto isso, os fatores abióticos, podem também ser divididos em duas partes. A primeira são os fatores físicos, que determinam o clima do ambiente.

Aliás, o clima é influenciado pela radiação solar. Ela é fundamental na fotossíntese, que é um dos processos de produção de alimento dos seres autótrofos.

Já a segunda são os fatores químicos, que representam os nutrientes que existem nos ecossistemas. Se destacam nessa questão os sais minerais e os fosfatos, que são de suma importância na formação dos ácidos nucleicos, DNA e RNA.

Dicas para o Enem

Você que vai prestar o Enem e outras provas, fique atento aos principais ecossistemas que existem no Brasil.

Talvez o ecossistema mais conhecido do Brasil seja a Amazônia. Esse biossistema chega a ocupar cerca de 50% do território nacional. Portanto, ele abrange três regiões diferentes do país, compondo a maior área restante de floresta tropical do mundo.

Essa região possui um clima quente e úmido, com as temperaturas chegando a variar entre 20°C e 41°C durante as estações do ano.

Além disso, a área apresenta grandes índices de precipitação pluviométrica, chegando à casa dos 1800 mm/ano. O ecossistema também desenvolve índices de umidade acima de 80%.

Outro ecossistema importante dentro do desenvolvimento do Brasil é a Mata Atlântica. Também chamada de Floresta Atlântica, o ecossistema é um dos mais devastados do país, apresentando apenas 5% da sua vegetação original.

Esse biossistema se estende do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, recebendo cerca de 70% de toda população brasileira. O biossistema apresenta-se com clima subtropical úmido ao sul e tropical úmido ao norte. Além de vegetação rica em plantas epífitas e fauna. Ele tem representantes como tucanos, papagaios e mico-leão-dourado.

Sendo assim, para a existência e permanência saudável dos ecossistemas é de extrema importância o equilíbrio entre os fatores abióticos e bióticos. Para isso, é fundamental a preservação dos biomas, evitando assim as queimadas, o desmatamento e outras formas que prejudiquem os ecossistemas.

Bons estudos e boa sorte!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Concordância verbal e nominal: saiba como usar

Agricultura tradicional e moderna: como ocorreu no Brasil