in

Noções de primeiros socorros: veja o que fazer em cada emergência

Apesar de parecerem simples, os primeiros socorros podem ser essenciais para salvar vidas e evitar consequências mais graves

simulação de massagem cardíaca em aula de primeiros socorros

Você sabe o que são primeiros socorros? A resposta pode até parecer óbvia, contudo, as noções que envolvem tais procedimentos vão muito além do que conhecemos. 

Os primeiros socorros são aqueles atendimentos realizados rapidamente após um acidente ou emergência, responsáveis por dar os primeiros cuidados à vítima, garantindo a segurança do paciente e a contenção dos problemas. 

O intuito dos primeiros socorros é conter o agravamento de problemas até que uma equipe especializada de médicos e enfermeiros assuma o controle da situação, tratando o paciente imediatamente, de forma geral, após o acidente.

O procedimento é indispensável em qualquer situação, pois age de maneira rápida sobre situações de risco, a fim de evitar problemas maiores à saúde e à integridade física das vítimas. 

Na área da saúde, o indivíduo que aplica os primeiros socorros é chamado de socorrista. Tais profissionais devem sempre manter a calma na hora de aplicar os cuidados necessários a vítimas de acidentes ou mal súbitos, afastando curiosos e garantindo que o serviço médico seja chamado para encaminhar o paciente a um hospital. 

Logo, esse primeiro contato é fundamental para assegurar a saúde das vítimas e evitar que problemas maiores aconteçam. Por isso, conhecer algumas noções básicas a respeito de primeiros socorros é algo muito importante – e que pode cair, até mesmo, no vestibular!

Então, pegue o papel e a caneta e venha descobrir quais são as principais noções de primeiros socorros, um serviço essencial para a área de saúde. 

Tudo sobre primeiros socorros

Quando um indivíduo sofre um acidente, o primeiro contato médico é com os socorristas, profissionais responsáveis por manter os sinais vitais do paciente e evitar que problemas maiores aconteçam até a chegada dos médicos. 

Assim, caso um cidadão tenha sofrido um mal súbito ou um acidente grave que tenha colocado a sua vida em risco, é através dos primeiros socorros que a integridade da vítima será assegurada – por isso eles são essenciais para a sociedade. 

E não são somente os profissionais da saúde que devem ter noção de como realizar os primeiros socorros, todos as pessoas deveriam compreender, ao menos, como esses procedimentos ocorrem, a fim de prestar ajuda quando necessário. 

Logo, saber agir em determinadas situações de risco é indispensável. Mas, afinal, quais são os procedimentos de primeiros socorros?

Quando falamos a respeito de primeiros socorros estamos nos referindo a ações de emergência que devem ser aplicadas a vítimas de acidentes, visando manter os seus sinais vitais e evitar o agravamento da situação em que o paciente se encontra. 

Dessa forma, os socorristas no local devem prestar o auxílio médico básico, garantindo a integridade da saúde das vítimas, com muito cuidado e calma, para não somar ao quadro que a pessoa se encontra. 

Após o atendimento dos primeiros socorros, então, é necessário encaminhar a vítima a uma unidade de atendimento especializada, ou seja, um hospital onde profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, poderão, então, cuidar da maneira adequada do paciente. 

É importante aplicar primeiros socorros?

Como você pôde ver, os primeiros socorros são indispensáveis em casos de acidentes e mal súbitos, sendo assim, importantíssimos para a saúde das vítimas.

Com isso, até mesmo conhecimentos simples acerca dos procedimentos aplicados às situações de risco podem ser fundamentais e, inclusive, salvar vidas. Logo, qualquer auxílio já é capaz de evitar complicações futuras e o agravamento da situação. 

Vale ressaltar, no entanto, que os primeiros socorros não descartam a ajuda médica, sendo necessário, então, encaminhar a vítima a uma hospital, independentemente da situação. 

O que é preciso fazer exatamente? 

Acidentes acontecem, e são nesses momentos que os primeiros socorros são indispensáveis. Contudo, em meio à agitação para socorrer vítimas e garantir a integridade de todos na cena, é preciso ter calma. 

Calma é a chave para um atendimento bem sucedido, então, é necessário pensar com clareza e precisão na hora de auxiliar uma vítima de acidente, tendo em vista que: 

  1. É preciso ter calma e discernimento para prestar o melhor serviço possível à vítima;
  2. É essencial agir rapidamente;
  3. Transmitir tranquilidade e confiança é algo fundamental;
  4. É importante aplicar os seus conhecimentos com cuidado, visando a saúde do paciente;
  5. Não se deve fazer algo do qual você não tenha conhecimento.

Primeiros socorros: queimaduras

Queimaduras são acidentes comuns, que podem variar de acordo com a sua gravidade. Logo, podemos classificar as feridas como queimaduras de primeiro grau (mais leves), de segundo (medianas) e de terceiro (mais graves, que afetam o tecido abaixo da pele).

Dessa forma, é preciso saber lidar com cada uma e prestar os primeiros socorros necessários em cada caso. 

O procedimento de emergência consiste em:

1) retirar a vítima do local do acidente;

2) avaliar a gravidade do ferimento;

3) em caso de queimaduras leves, lavar a lesão com água corrente ou, em casos mais graves, encaminhar o paciente diretamente para um hospital.

Primeiros socorros: intoxicações

A intoxicação pode acontecer por diversos fatores: através da inalação, ingestão ou contato cutâneo com substâncias tóxicas, sejam elas alimentos, plantas, produtos ou medicamentos

Identifica-se a intoxicação por meio das reações da vítima, sendo assim, pode-se notar irritação nos olhos, vias ou pele, salivação, vômito, convulsões, asfixia ou tortura no paciente intoxicado. 

Com isso, o primeiro passo para socorrer a vítima é encontrar a causa da intoxicação e, em seguida, levar o indivíduo para um hospital.

Primeiros socorros: picada de serpente peçonhenta

Apesar de não ser um incidente tão comum quanto os demais, picadas de animais peçonhentos podem causar verdadeiros danos à saúde de vítimas, afinal, algumas serpentes possuem toxinas que levam até mesmo à morte – por isso, ter agilidade é essencial.

Logo, ao ser picada, a vítima precisa procurar ajuda de socorristas, que devem seguir com o procedimento de lavagem do local onde o veneno foi injetado, deixando o paciente imóvel até a chegada do atendimento médico. E, se for possível, levar o animal para identificação do tratamento adequado. 

Primeiros socorros: engasgo

Ao se deparar com uma pessoa engasgada, você deve agir imediatamente, afinal, o bloqueio das vias respiratórias pode levar à morte por asfixia. 

Nesse cenário, então, o socorrista deve acalmar a vítima e aplicar o mais rápido possível a manobra de Heimlich, que consiste no ato de “desengasgar” uma pessoa. Para isso, o indivíduo precisa se posicionar atrás do paciente e colocar o braço ao redor de seu abdômen, fazendo movimentos de compressão, de baixo para cima, com punho fechado, com o intuito de desobstruir as vias respiratórias.

É comum, no entanto, que o engasgamento aconteça também em crianças pequenas e bebês. Nesse caso, o procedimento deve ser feito de outra maneira, onde a criança é colocada de barriga para baixo sobre o antebraço do socorrista, deixando a cabeça abaixo do corpo e, por fim, dando cinco batidas com o punho nas costas do indivíduo para remover o objeto ou alimento obstruído.

Primeiros socorros: fraturas

médico coloca gaze na mão de paciente

Fraturas acontecem, principalmente, em casos de acidentes. Sendo assim, é dever do socorristas evitar o agravamento do quadro da vítima, identificando o tipo de fratura, seja ela exposta ou fechada, e seguindo com os procedimentos indicados. 

Recomenda-se, portanto, a imobilização do membro fraturado e, em casos de fraturas externas, a contenção da hemorragia com um pano limpo. 

Após o auxílio básico de primeiros socorros, é necessário encaminhar a vítima a um hospital, contando sempre com os serviços de paramédicos. 

Além disso, não é recomendado mover o paciente que sofreu uma fratura de lugar, principalmente se ela estiver localizada na região do pescoço ou das costas, que podem ser bastante perigosas.

Primeiros socorros: desmaio

Os desmaios são ocorrências comuns e que podem acontecer por uma infinidade de motivos, desde a queda de pressão até a hipoglicemia, por exemplo. Em todo caso, contudo, é preciso tomar os cuidados necessários e acudir a vítima de maneira imediata. 

As indicações de primeiros socorros em casos de desmaios consistem em deitar a vítima e deixá-la confortável, em um ambiente arejado, elevando seus membros inferiores para uma melhor circulação. 

Primeiros socorros: convulsão

Crises epiléticas ou convulsões são incidentes que, se não tratados com rapidez, podem acabar causando danos sérios à saúde das vítimas. Dessa forma, o socorrista deve agir assim que identificar o mal súbito que desencadeia contrações musculares violentas e salivação.

O primeiro passo, portanto, é evitar que a vítima caia no chão e se machuque. Assim, colocando-a deitada e longe de objetos perigosos, nos quais ela pode bater. Além disso, é importante virar o rosto do paciente para o lado, a fim de evitar engasgos por causa da salivação. 

Caso a convulsão ultrapasse 5 minutos é necessário chamar a emergência médica.

Omissão de socorro

Os momentos posteriores a uma acidente são os mais críticos e, por isso, oferecer ajuda às vítimas o quanto antes é essencial. Muitos casos de mortes no trânsito, por exemplo, são registrados devido à falta de auxílio após ao acidente. 

Logo, perante a lei, deixar de prestar socorro à vítima depois de um acidente é configurado crime. O Art. 13 do Código Penal Brasileiro prevê a advertência legal para indivíduos que, ao se depararem com um acidente, não prestarem a assistência necessária, dentro de suas condições, aos feridos.

Exercícios resolvidos

A compreensão das noções de primeiros socorros é fundamental, tanto que é algo cobrado dentro de vestibulares de todo o país e também no Enem. Então, agora que você já entendeu como os procedimentos funcionam, chegou o momento de colocar os seus conhecimento em prática.

1) (ENEM) A definição de queimaduras é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.

Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimaduras com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é: 

a) colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor
b) utilizar manteira para evitar o rompimento da flictena
c) passar creme dental para diminuir a ardência da flictena
d) perfura a flictena para que a água acumulada seja liberada.
e) cobrir a flictena com gazes molhados para evitar a desidratação.

Alternativa correta: E 

2) Até a vítima receber atendimento para tentar conter a hemorragia nasal, um dos procedimentos que deve ser adotado é:

a) Colocar um pano ou toalha fria com gelo sobre o nariz
b) Baixar a cabeça
c) Colocar algodão embebido com álcool
d) Deitar e elevar as pernas

Alternativa correta: A

3) Em um acidente, ocorrendo sangramento intenso, o cuidado indicado é:

a) Deixar o sangramento parar sozinho.
b) Jogar bastante água oxigenada.
c) Desinfetar o ferimento.
d) Fazer compressão no local do ferimento.

Alternativa correta: D

Os primeiros socorros são indispensáveis e, por isso, conhecer um pouco dos procedimentos necessário para auxiliar vítimas de acidentes e mal súbitos é algo muito importante que pode, inclusive, salvar vida – além de te ajudar nas provas, é claro!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Biologia

Redator especialista em Biologia no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

livros na estante

Substantivos coletivos: tire agora suas dúvidas

paisagem com estrada e céu azul

Classificação climática: conheça os principais tipos no Brasil