Independentemente se você tem facilidade ou não com o português, deve saber que essa língua possui diversas classificações, não é mesmo? Mas, quando falamos em substantivos coletivos, por exemplo, quais são as suas dúvidas?
Inclusive, por conta dessas dificuldades, às vezes, fica até mesmo complicado de entender tudo e de saber o que significa cada coisa. Portanto, um exemplo são os substantivos coletivos.
Sim, além da classe de substantivos em si existe também existe essa subdivisão muito importante e que você precisa compreender na hora de fazer o Enem ou qualquer outro vestibular.
Então, foi exatamente pensando em te ajudar com o assunto que este conteúdo foi criado. Aqui você conseguirá entender de fato o que são os substantivos coletivos e, além disso, irá conferir uma lista completa de exemplos.
Mas o que está esperando para ampliar ainda mais os seus conhecimentos e arrasar em sua próxima prova? Vamos lá!
O que são os substantivos coletivos?
Para começar, é necessário entender que os substantivos coletivos são substantivos comuns que, mesmo estando no singular, são utilizados para um conjunto de coisas da mesma espécie, seja objetos, animais, pessoas, plantas e assim por diante.
Por isso, de forma resumida, os substantivos coletivos são palavras que dependem diretamente de outros seres para existir, ou seja, elas têm como principal finalidade designar seres sem existência própria.
Assim fica até parecendo um pouco difícil de entender, não é mesmo? Contudo, não precisa se preocupar. Portanto, no momento de conferir os tipos de substantivos coletivos e de ver a lista de exemplos, com certeza, tudo ficará muito mais simples e objetivo na sua cabeça.
Tipos de substantivos coletivos
Dessa forma, antes ainda de conferir os exemplos de substantivos coletivos, é importante ter em mente que eles podem ser classificados em formas que serão apresentadas logo abaixo:
1. Específicos (determinados)
Nesse sentido, as expressões “baralho de cartas” e “alcateia de lobos” parecem bastante redundantes, não é mesmo? Sabe por que isso acontece?
Logo, é simples: porque esses substantivos coletivos não necessitam de nenhum complemento. Em outras palavras, eles se referem especificamente a lobos e cartas, e é exatamente por conta disso que são conhecidos como específicos.
2. Genéricos (indeterminados)
Ao contrário do que acontece com os substantivos coletivos específicos, os genéricos não tornam uma determinada frase redundante.
Se você, por exemplo, utilizar palavras como coleção, bando ou grupo, é muito difícil haver redundância, uma vez que esses termos podem ser usados para indicar tranquilamente mais de um objeto ou ser.
Veja alguns exemplos:
- Um grupo de aves acabou de passar pela cidade.
- Um bando de pessoas mascaradas assaltou a vizinhança.
- A coleção de filmes do João sempre foi muito grande.
Portanto, nas três frases montadas acima é possível notar que os substantivos grupo, bando e coleção precisam estar acompanhados de alguma especificação por serem genéricos.
3. Numéricos
Dessa forma, como o próprio nome já sugere, os substantivos coletivos numéricos são aqueles que representam quantidades numéricas exatas. Sendo assim, alguns exemplos são: par, dúzia, milhar, semestre, tríade e assim por diante.
Lista de substantivos coletivos
Então, depois de conferir os tipos de substantivos coletivos ficou mais fácil de entender o que eles significam? Portanto, para simplificar ainda mais as coisas na sua mente confira, logo a seguir uma lista de exemplos desses substantivos.
Assim, lembrando que os exemplos estão separados corretamente de acordo com o tipo de coisa que cada substantivo designa, certo?
Pessoas
Assembleia: grupo de pessoas;
Banda: grupo de instrumentistas;
Caravana: grupo de viajantes;
Comunidade: grupo de cidadão;
Congresso: grupo de parlamentares;
Corpo docente: grupo de professores;
Exército: grupo de soldados;
Família: grupo de parentes;
Júri: grupo de jurados;
Multidão: grupo grande de pessoas;
Orquestra: grupo de instrumentistas;
Plateia: grupo de espectadores;
População ou povo: grupo de pessoas de uma determinada região;
Time: grupo de jogadores;
Turma: grupo de alunos de uma mesma classe.
Animais
Alcateia: grupo de lobos;
Boiada: grupo de bois;
Burricada: grupo de burros;
Cardume: grupo de peixes;
Colmeia: grupo de abelhas;
Fauna: grupo de animais de uma região;
Manada: Grupo de bois, búfalos e elefantes;
Matilha: grupo de cães;
Ninhada: grupo de filhotes;
Praga: grupo de insetos nocivos;
Rebanho: grupo de ovelhas;
Vara: grupo de porcos.
Plantas
Bosque: conjunto de árvores;
Buquê: conjunto de flores;
Cacho ou Penca: conjunto de frutas;
Flora: conjunto de plantas de uma região;
Pomar: conjunto de árvores frutíferas.
Objetos
Biblioteca: grupo de livros;
Coletânea: grupo de textos ou músicas;
Enxoval: grupo de roupas;
Esquadrilha: grupo de aviões;
Frota: grupo de carros ou navios;
Pilhas: grupo de coisas colocadas umas sobre as outras;
Pinacoteca: grupo de quadros.
Dicas para o Enem e outros vestibulares
Apesar de todos exemplos que foram mencionados acima, se você quiser conferir ainda mais opções de substantivos coletivos uma dica fundamental é contar com a ajuda de um dicionário.
Afinal de contas, por meio desse material é possível ampliar os seus conhecimentos a respeito do assunto uma vez que lá você encontra, além da definição da palavra, o seu respectivo substantivo coletivo – se houver, é claro.
Desse modo, ao colocar em prática essa dica, com certeza ficará muito mais simples de responder algum exercício do Enem ou de qualquer outro vestibular sobre esse tema.
Exercícios de substantivos coletivos resolvidos
Falando em exercício, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu até agora sobre substantivos coletivos para ver se ainda restou alguma dúvida? Para isso, a melhor opção é tentar resolver com calma e bastante atenção as questões que foram colocadas logo abaixo. O que está esperando?
1. Em relação aos substantivos coletivos, julgue cada item abaixo em VERDADEIRO ou FALSO:
A) ( ) são formados a partir de outras palavras já existentes por meio de afixos e/ou outros processos específicos.
B) ( ) nomeiam um conjunto de seres da mesma espécie.
C) ( ) o coletivo de assassinos é farândola.
D) ( ) o coletivo de lobos é bando.
E) ( ) o coletivo de cabras é fato.
Resposta correta:
A) (F) – definição de substantivos derivados.
B) (V)
C) (V)
D) (F) – o coletivo de lobos é alcateia.
E) (V)
2. Assinale a única alternativa em que todos os substantivos são coletivos:
A) ( ) récua – junta – pai
B) ( ) girândola – ninhada – choldra
C) ( ) Coro – feixe – rei
D) ( ) padre – talha – quadrilha
E) ( ) Plêiade – tropa – conde
Resposta correta: alternativa B.
3. Assinale a alternativa que apresenta o substantivo coletivo CORRETAMENTE:
A) Grupo de artistas = constelação.
B) Grupo de cavalgaduras = rebanho.
C) Cadeia de montanhas = cordilheira.
D) Raios de sol = réstia.
Resposta correta: alternativa C (constelação = estrelas, rebanho = ovelhas e réstia = alho).
Desse modo, verifique se você sentiu dificuldades na hora de resolver os exercícios acima. Assim, por mais que existam vários substantivos coletivos diferentes, alguns já estão intrínsecos em nosso dia a dia.
Sendo assim, basta apenas estudar um pouco mais com o objetivo de conhecer outras opções e ficar o máximo possível preparado para a sua prova. Se precisar de alguma ajuda sobre o assunto, é só deixar aqui nos comentários.