in

Produção de texto nas esferas sociais públicas e privadas

Você sabia que denomina-se produção de texto qualquer mensagem completa que se transmite oralmente ou por escrito em um ato de comunicação? Para cumprir de forma eficaz sua função comunicativa, a mensagem deve estar adaptada a seu receptor.

O que determina um texto não é sua extensão, mas sua unidade. Assim cada uma das palavras ou das orações que constituem o texto deve se explicar em função do conjunto, ou seja, deve haver coesão.

Além disso, deve haver também coerência. O texto não pode conter informação absurda, contraditória ou alheia ao tema de que trata.

Portanto o ponto principal que trataremos aqui será mesmo a adequação. Determinadas condições que o texto deve cumprir nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.

Texto deve ser adequado à situação

Nesse sentido o texto deve ser adequado à situação de produção e ao meio pelo qual será transmitido. O emissor deve construir sua mensagem pensando nas circunstâncias que cercam a comunicação: a sua intenção, a pessoa a quem se dirige e o canal que será utilizado para a transmissão da mensagem.

Além disso, a adaptação da mensagem pode afetar os conteúdos e estilos. É necessária a adequação dos conteúdos: variar a informação comunicada segundo os conhecimentos e a bagagem que o interlocutor tenha sobre o tema tratado.

Dessa forma é importante verificar a adaptação ao estilo: podendo variar conforme a posição social do interlocutor ou a relação que se tenha com ele, um registro formal ou um registro coloquial.

Veja alguns tipos de textos

Abaixo citamos alguns tipos de textos mais comuns e diferentes entre si, além de breves características de cada um deles:

Textos acadêmicos – monografia

A monografia é um extenso texto de caráter expositivo que busca demonstrar conhecimentos sobre um tema, resultado de uma investigação intelectual. Um trabalho monográfico deve ser bem documentado, redigido e apresentado.

Nesse sentido, para elaborá-la é possível seguir os seguintes passos:

  • Elaborar um anteprojeto, selecionando o tema;
  • Documentar, buscar informações, analisar e selecionar as informações obtidas;
  • Elaborar um esquema ou roteiro – com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Redigir o texto e revisar.

Nesse tipo de produção de texto, a bibliografia, a relação das obras consultadas ou citadas, depois do corpo do trabalho, também é parte essencial e devem seguir as regras da ABNT. Além disso é comum o uso de citações entre aspas ou como nota de rodapé.

Textos acadêmicos – ficha ou fichamento

O fichamento constitui-se numa forma eficaz de reunir, de modo sintético e ordenado, a informação mais relevante sobre um assunto ou matéria.

Dessa forma no meio acadêmico, um bom método para estudar são as fichas de resumo. Elas devem apresentar a ideia central e outras que sirvam de apoio a respeito de um livro, um texto ou um estudo.

No meio profissional, são um instrumento imprescindível para qualquer tipo de organização empresarial: comércio, imobiliária, oficinas, estúdios, bibliotecas. Assim também são informações de bases de dados diversas em sistemas digitais.

Textos jurídicos e administrativos – declaração

A declaração é um discurso em que uma pessoa afirma, diante de uma autoridade competente, a veracidade dos fatos ou dos dados relatados para que estes tenham validade legal. A exposição deve ser verdadeira, clara e organizada.

Portanto é o tipo de documento redigido em julgamentos, denúncias, processos. Frequentemente utilizados também pela administração pública para participação em concursos, requerimento de bolsas ou outros trâmites.

Textos jurídicos e administrativos – contrato

Um contrato é um acordo pelo qual as pessoas que o subscrevem, denominadas “partes contratantes”, se comprometem a cumprir o pacto. Para ter valor legal, é necessário que as pessoas que o firmam sejam maiores de idade e que o objeto do contrato seja claro e lícito.

Dessa maneira existem muitos tipos de contrato:

  • Trabalho;
  • Compra e venda;
  • Aluguel de imóveis;
  • Solicitação de serviços;
  • Transferência de local, de proprietário etc.

Cada um deles tem sua especificidade, mas todos possuem os dados das partes contratantes, declarações, cláusulas, finalização, assinatura das partes.

Textos jurídicos e administrativos – ata

A ata é documento que trata de acordos e decisões tomadas em uma reunião oficial ou privada.

Nesse sentido ela tem função dupla: informativa (detalha o desenvolvimento da reunião) e prescritiva (reúne os acordos adotados). Caracteriza-se pela sua concisão e clareza.

Textos jurídicos e administrativos – outros

Há diversos outros tipos de textos profissionais aqui não detalhados: o currículo, o requerimento, os formulários, a carta circular, a convocação, o certificado, o projeto, o relatório, entre outros.

Textos jornalísticos

Em se tratando de produção de texto, há vários tipos de textos jornalísticos presentes nos jornais, revistas e sites. Os mais comuns são as notícias, as reportagens e os artigos de opinião. Mas também existem as crônicas, resenhas, entrevistas puras, entre outros.

A reportagem é o texto mais denso de todos. Um texto expositivo no qual se desenvolve um tema de interesse geral, sobre pessoas, lugares, um acontecimento concreto ou um estudo, por exemplo.

Assim há muitas formas criativas de se fazer uma reportagem, mas no geral os fatos devem ser expostos com rigor e objetividade, com clareza, uso de linguagem precisa, ponto de vista original. Deve-se contar com um começo atrativo e um desenvolvimento interessante.

Textos publicitários

Sem entrar em detalhes, podemos citar também os textos publicitários. Os exemplos são o anúncio classificado, o folheto (um documento de caráter descritivo e curto, que apresenta algo ao público, como um produto, serviço, museu ou ponto turístico) e o anúncio publicitário de fato. Este último visa a divulgação de um produto ou serviço para consumo de possíveis clientes.

Textos instrucionais

É esse o tipo de texto presente em instruções de uso, de montagem ao conjunto de regras, advertências, regras de um jogo, por exemplo, ou mesmo uma receita. Predomina a linguagem informativa.

Relatos e memórias

Alguns textos de gêneros narrativos são os diários, os relatos de experiências, as biografias e autobiografias.

Textos epistolares

São as chamadas cartas, textos escritos nos quais alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor, que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação recebida.

São exemplos: carta pessoal à alguém que está distante; cartas literárias; o e-mail ou correio eletrônico; a “carta do leitor” enviada para jornais e revistas; a carta de reclamação enviada pelo consumidor a um fornecedor; ou a carta de apresentação, enviada junto a um currículo.

Enem

Os tipos textuais são muito cobrados no Enem e outros concursos e avaliações. Portanto aprofunde seus conhecimentos nesta área e continue acompanhando nosso blog!

 

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Língua Portuguesa

Redator especialista em Língua Portuguesa.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Fórmulas químicas

Recursos hídricos: bacias hidrográficas e seus aproveitamentos