in

Entenda a relação entre força e movimento

Não é de hoje que a história da ciência estuda a relação entre força e movimento. Já é compreendido que a força está relacionada com a variação da velocidade. Assim sendo, durante muitos anos, pesquisadores se dedicaram a estudar essa relação, conforme veremos a seguir.

Aristóteles acreditava que a força e o movimento estavam vinculadas à existência da velocidade. Sendo assim, era impossível existir um movimento sem incidência contínua de uma força.

Concebia ainda que os movimentos podiam ser naturais. Enquanto o corpo busca seu lugar no universo de forma natural, ou violenta, quando são afastados de seu local através da aplicação da força.

Segundo Aristóteles, um corpo em movimento somente ficaria imóvel se a força atuante sobre ele deixasse de agir. Esse conceito é apresentado em sua obra “Mecânica”.

Atrito e movimento

Por sua vez, Galileu Galilei acreditava que um objeto, quando em movimento, e impulsionado por sua força, somente para pela ação de forças externas, como por exemplo, com o atrito.

Segundo ele, se o atrito fosse eliminado, o corpo ficaria em movimento permanente, sem ação de forças sobre ele. Desta forma, Galileu defendia que as forças estão relacionadas à variação da velocidade.

Por sua vez, René Descartes, em seus estudos, verificou que a trajetória retilínea ocorre pela falta da aplicação de uma força. Ele afirmou que o movimento pode ocorrer sem a ação de forças.

Jean Buridan introduziu, no século XIV, um novo conceito aos estudos, o de ímpeto. Para ele uma força quando aplicada a um objeto transfere para ele um ímpeto. Em resumo, a velocidade dura enquanto o ímpeto da força existir.

No entanto, foi Isaac Newton em sua obra “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, que introduziu ao estudo da força e movimento o conceito de inércia. Ele chegou à conclusão de que as forças podem atuar sobre corpos, aumentando ou diminuindo sua velocidade, tirando o corpo da inércia. Esse é o conceito utilizado até hoje.

Leis de Newton

Em seus estudos, Isaac Newton constituiu três pilares fundamentais para o estudo da força e movimento. São eles:

1ª Lei de Newton Princípio da inércia: Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

2ª Lei de NewtonPrincípio fundamental da dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual. Segundo essa lei, a força é sempre proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

Fórmula da 2ª Lei de Newton

F = m.a

Onde:

F – É a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N);

m – É  a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);

a – É  a aceleração adquirida (em m/s²).

A unidade de força, no sistema internacional, é o N (Newton), que equivale a kg m/s² (quilograma metro por segundo ao quadrado)./s²

3ª Lei de Newton – Princípio da ação e reação: diz que as forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação.

Exercícios resolvidos

  1. (Cefet-MG) Um garoto está andando em seu skate com velocidade constante. Em seguida se chocou com um obstáculo e como resultado, caiu.

A queda do garoto se justifica devido à (ao):

a) princípio da inércia.

b) ação de uma força externa.

c) princípio da ação e reação.

d) força de atrito exercida pelo obstáculo.

A resposta correta é a letra “a”, pois de acordo com o princípio da inércia, a tendência de corpos em movimento retilíneo uniforme é manter-se em movimento. Quando o skate para, o corpo do garoto, por inércia, mantém seu movimento.

  1. (PUC-MG) Sendo o somatório das forças externas sobre um sistema de partículas de massa constante zero, é CORRETO afirmar ser constante a:

a) energia potencial do sistema.

b) energia mecânica do sistema.

c) temperatura do sistema.

d) quantidade de movimento do sistema.

e) entropia do sistema.

Resposta correta é a letra “d”, uma vez que, se o somatório das forças externas atuantes sobre o sistema é nulo, a velocidade do sistema é constante.

Dicas Enem

Os principais conceitos estudados no passado sobre força e movimento continuam sendo muito cobrados em provas e avaliações do Enem. Portanto aprofunde seus estudos. Boa sorte!

O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Física

Redator especialista em Física no Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

Água: ocorrência e importância na vida animal e vegetal

O trabalho assalariado no campo e as lutas sociais