A alimentação é um processo fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Responsável por fornecer energia, a alimentação é o processo de quebra do alimento, na presença de oxigênio e a conversão em energia. Mas para esse processo de quebra acontecer são necessários que dois fenômenos funcionem: fotossíntese e respiração celular.
Como você pode perceber, só é possível quebrar o alimento na presença de oxigênio. Mas como o oxigênio é produzido? É nesse ponto que entra a importância da fotossíntese.
Fotossíntese
A fotossíntese é um processo fotoquímico que plantas, algumas bactérias, como as cianobactérias e determinados protistas, como as algas, realizam. Esse processo consiste na utilização de energia solar na produção de açúcares e oxigênio.
Para a realização dessa tarefa é necessária a presença de uma organela chamada cloroplasto. Essa organela apresenta uma grande quantidade do pigmento fotossintetizante chamado de clorofila. Esse pigmento absorve a luz solar e, por meio da fotossíntese, transforma gás carbônico e água em carboidratos e oxigênio.
Veja o esquema abaixo que representa o processo de fotossíntese:
Dessa forma, é possível entender que quando existe gás carbônico e água nas regiões verdes da planta, presença de clorofila e a incidência de luz acontece a fotossíntese. Esse processo resulta na produção de glicose e na liberação de oxigênio.
Respiração celular
Agora que você já sabe de onde vem o oxigênio, ficará mais fácil entender o processo de alimentação dos seres vivos. Como dito anteriormente, a respiração celular é a quebra do alimento e a liberação de energia.
Dessa forma, a respiração celular é um processo que ocorre dentro das células dos seres vivos. Além disso, a respiração celular é longa e contínua, onde existe a liberação de energia dependendo da necessidade do organismo.
Para que essa ação aconteça é preciso a presença de glicose e gás oxigênio. Veja abaixo um esquema que demonstra, de maneira simplificada, o processo de respiração celular:
Com isso, é possível deduzir que a glicose e o oxigênio sofrem transformação química liberando energia para o ser vivo. Além disso, a respiração celular produz água e gás carbônico.
Dicas Enem
Para você que vai prestar o Enem, questões sobre fotossíntese e respiração celular são recorrentes na prova, como na questão abaixo:
(ENEM) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
Resposta certa: letra D, pois durante a produção da sua matéria orgânica, se utilizando dos resíduos nitrogenados, as algas também liberam oxigênio para o meio ambiente.
Sendo assim, a fotossíntese é de suma importância para os seres vivos, sendo o responsável pela produção do gás oxigênio. Além disso, a respiração celular utiliza o alimento produzido para obtenção de energia.