in

Entenda tudo sobre as retas, semirretas e segmentos de retas

As retas são figuras geométricas fundamentais para o funcionamento da geometria.

Um dos conceitos iniciais da geometria, as retas são as constituintes de diversas figuras geométricas. Por ser considerada uma figura geométrica primitiva, as retas não possuem definição.

Além delas também existem as semirretas e os segmentos de retas. As três formas geométricas possuem características próximas e são de grande importância para o desenvolvimento da geometria.

Retas: confira sua descrição

Como são formas geométricas primitivas, elas não possuem uma definição, mas devido às suas propriedades é possível obter um descrição. Para criar uma reta é necessária a presença de, no mínimo, dois pontos no mesmo plano.

Mas é importante salientar que essas figuras são consideradas como infinitas. Dessa forma, a partir da escolha dos dois pontos distintos que formam a reta, sempre existirá outros pontos entre eles que também formam a reta.

Por serem pontos do mesmo plano, elas definem apenas uma dimensão. Com isso, só é possível calcular uma medida com a reta. Além disso, elas são denominadas como figuras geométricas que não realizam curvas. Veja um exemplo de reta:

Semirretas

As semirretas se diferenciam das iniciais por não serem infinitas. Isso ocorre porque as semirretas têm um ponto que estipula o seu começo. Dessa forma, as semirretas são consideradas como a metade de uma reta. Veja o exemplo abaixo:

Perceba que a semirreta começa no ponto A e segue até o ponto B, continuando de maneira infinita. Nesse exemplo definimos a semirreta que começa em A e vai em direção a B.

Segmento de reta

Os segmentos de retas possuem a característica de ter um começo e um fim definido. Por isso, ela se diferencia das semirretas por ser apenas uma parte da reta. Veja o exemplo abaixo:

É possível perceber que os pontos A e B fazem parte de uma reta, e o pedaço entre esses dois pontos é denominado de segmento de reta AB.

Classificação de retas

Quando duas figuras estão colocadas no mesmo plano existem três tipos de classificações. Essas diferentes classificações são baseadas na quantidade de pontos que as duas figuras possuem em comum. Veja:

  • Retas paralelas → São duas linhas que não possuem nenhum ponto em comum.
  • Retas transversais → São figuras que possuem apenas um ponto em comum. Um exemplo importante de reta transversal é a reta perpendicular. O cruzamento dessas retas perpendiculares formam um ângulo de 90°.
  • Retas coincidentes → São as retas que possuem dois pontos em comum. Dessa forma, retas com dois ou mais pontos em comum são considerados a mesma reta.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, fique atento às retas, semirretas e segmentos de retas pois esse é um tema recorrente da prova. Veja abaixo uma questão do Enem que se utiliza desse assunto:

1.Considere que o esquema represente uma trilha poligonal que Carlos deve percorrer, partindo do ponto A até chegar ao ponto M.

Sabendo que o segmento AB possui 11 m de comprimento e, a partir desse, o comprimento de cada segmento seguinte possui um metro a menos que o comprimento do segmento anterior, quantos metros Carlos terá caminhado ao percorrer toda a trilha?

A) 176                         

B) 121

C) 111

D) 66

E) 65

Resolução

A questão diz que cada segmento a partir do AB tem 1m a menos, então é só subtrair 1 m de 11 e continuar subtraindo 1m do termo anterior:

AB=11

BC=10

CD=9

DE=8

EF=7

FG=6

GH=5

HI=4

IJ=3

JL=2

LM=1

Somando tudo temos que o resultado final é 66 m.

Resposta certa: Letra D

Em suma, as retas são figuras geométricas fundamentais para o funcionamento da geometria. Além disso, por serem infinitas, as retas são compostas por diversos pontos e são presentes em apenas um plano.



O que você achou?

Escrito por Redator Especialista em Matemática

Redator especialista em matemática do Guia do Ensino.

Caso encontre um erro, violação de direitos autorais ou queira enviar um feedback/sugestão, utilize o e-mail: [email protected] para contato.

Comentários

Deixe uma resposta

Carregando...

0

O povo negro na formação da sociedade brasileira

Balanceamento de equações químicas: confira os métodos principais