Esse movimento vanguardista ocorreu na música, nas artes plásticas e, também, na literatura, principalmente na forma das poesias.
Além disso, os principais precursores desse movimento artístico foram o suíço Max Bill, nas artes plásticas, o francês Pierre Schaeffer, na parte da música e o russo Vladimir Mayakovsky, no campo da literatura, que é considerado um dos melhores poetas do século XX.
O concretismo, nas artes literárias, busca valorizar o conteúdo visual e gráfico dos textos e poesias produzidos. Os artistas passam a incluir formas geométricas em suas produções, considerando a sintaxe visual mais importante que a textual.
Dessa forma, em busca de construir representações com formas mais próximas da realidade, os artistas concretos utilizam como base formas arquitetônicas e esculturais do dia a dia, trazendo, assim, o cotidiano para as produções.
Com isso, o movimento artístico tenta mostrar que existe uma realidade concreta no mundo. Para o concretismo, por meio de uma arte autônoma, essa realidade pode ser visualizada de diversos ângulos.
Concretismo no Brasil
Esse movimento artístico de vanguarda chegou ao Brasil, e de certa forma, para toda a América Latina por meio de Max Bill. Em 1951, o suíço promoveu uma exposição da sua arte no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), dando início ao concretismo no Brasil.
No ano seguinte, a poesia concreta ganha força no Brasil por conta do lançamento da revista “Noigandres”, a qual divulga as ideias do movimento. Encabeçam esse projeto os poetas Augusto Campos, Haroldo Campos e Décio Pignatari.
Esses poetas se notabilizaram como grandes nomes da literatura concreta no país. Essa poesia busca eliminar o eu-lírico das obras e a poesia intimista, sendo um experimentalismo poético.
Com essa crescente do movimento artístico no Brasil, em 1956, ocorreu a Exposição de Arte Concreta, também no Masp. Essa exposição consolidou de vez as novas tendências do movimento artístico.
Um exemplo de arte concreta é a poesia “COCA-COLA” de Décio Pignatari:
COCA-COLA
B E B A C O C A C O L A
B A B E C O L A
B E B A C O C A
B A B E C O L A C A C O
C A C O
C O L A
C L O A C A
Dicas Enem
Para você que vai prestar o Enem, fique atento a essas dicas sobre o movimento artístico concreto:
O concretismo se apresenta como um movimento artístico de vanguarda que apresenta diversas inovações nas artes. Na literatura, uma mudança inicialmente perceptível é o banimento do verso tradicional dos poemas.
Essa vanguarda também apresenta como característica o uso de diferentes tipos gráficos, além da posição geométrica das palavras. Os escritores aproximam a linguagem dos poemas com a escrita utilizada no design.
Já no final da década de 1950, no Rio de Janeiro, surgiu um movimento em reação ao concretismo que se estabeleceu, em grande maioria e com mais força em São Paulo. O neoconcretismo ou concretismo carioca, considera a que a expressividade está acima da forma.
É válido ressaltar que o principal período desse novo movimento foi entre os anos de 1959 e 1961. O grande marco do neoconcretismo foi o “I Exposição de Arte Neoconcreta”, que teve como principais artistas participantes sendo Ferreira Gullar, Lygia Clark, Amílcar de Castro, entre outros.
Portanto, o concretismo se apresenta como um movimento de vanguarda, que mostra novas maneiras de se fazer arte. O movimento artístico atingiu diversas artes e influenciou a literatura no ponto que incluiu formas geométricas e uma nova maneira de se pensar e produzir poesias.