Antes de definir qual o melhor método para a separação de mistura é preciso saber o que de fato é uma mistura. Uma mistura nada mais é do que a combinação entre duas ou mais substâncias diferentes.
Além disso, as misturas podem ser classificadas de diversas maneiras. Uma delas é a diferenciação entre misturas homogêneas e heterogêneas. A primeira é a mistura que apresenta apenas uma fase, não sendo possível diferenciar as substâncias da composição.
Enquanto isso, a segunda, respectivamente, apresenta mais de uma fase. Ou seja, é nítida a diferenciação entre as substâncias da mistura. Um ponto importante de salientar é que não existem misturas heterogêneas gasosas.
Com essa diferenciação básica entre as misturas, vamos descobrir quais os principais métodos de separação de mistura.
Separação de mistura homogênea
Vaporização
Baseia-se no aquecimento da mistura até o líquido evaporar, restando apenas a parte sólida. Nessa separação que também pode ser chamada de evaporação, o líquido se perde.
Exemplo: Processo de separação do sal marinho.
Destilação simples
Nesse método ocorre a separação de um sólido diluído em líquido. A partir do aquecimento da solução, o líquido é vaporizado, deixado apenas o sólido. Após a vaporização, o líquido é condensado e recuperado em outro recipiente.
Exemplo: Separação entre água e cloreto de sódio (sal).
Destilação fracionada
Utilizada para fazer a separação entre dois líquidos miscíveis, aqueles que estão dissolvidos entre si. Com o aquecimento da solução os líquidos são valorizados e antes do condensamento são separados em um coluna de fracionamento.
Exemplo: Separação entre água e acetona.
Separação de mistura heterogênea
Catação
Essa é a maneira mais simples de separação de mistura heterogênea. Consiste na separação manual da parte sólida da mistura.
Exemplo: Retirada de sujeiras do meio dos grãos de feijão.
Peneiração ou tamisação
Separação das substâncias através de um peneira.
Exemplo: Separar a polpa das sementes, de uma fruta, através de uma peneira.
Ventilação
Esse tipo de separação de mistura heterogênea ocorre devido à diferença de densidade entre as substâncias,
Exemplo: Separação da casca do grão de arroz com um sopro.
Centrifugação
Separação através da utilização da força centrífuga. Divisão entre substâncias de maior densidade e menor densidade.
Exemplo: Lavagem de roupa.
Levigação
Muito utilizada nos garimpos, a levigação é uma separação de misturas sólidas que ocorre graças à diferença de densidade.
Exemplo: Separação do ouro da areia em contato com a água.
Flotação
Separação de substâncias sólidas e líquidas através da adição de outra substância que favorece a formação de bolha. Essas bolhas formam uma espuma que separa as substâncias.
Exemplo: Tratamento de água
Decantação
A decantação ocorre a partir da diferença de densidade entre dois líquidos ou um líquido e um sólido. Para que funcione, o sólido precisa ser mais denso que o líquido, pois dessa maneira, ficará depositado no fundo do recipiente utilizado.
Exemplo: Separação de água e óleo ou separação de água e areia.
Dicas Enem
Para você que vai prestar o Enem, fique atento ao conceito de mistura e aos diferentes métodos de separação, pois esse conteúdo já foi cobrado na prova, como no exemplo abaixo.
(Enem – 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a:
A) flotação.
B) levigação.
C) ventilação.
D) peneiração.
E) centrifugação.
Resposta certa: Letra A, pois a flotação é utilizada no tratamento de água que é a situação do exercício.
Em suma, para fazer uma separação de mistura correta é preciso conhecer a composição da mistura. Além disso, a porcentagem de cada substância influência nas propriedades das misturas.