É comum que os termos calor e temperatura sejam usados como sinônimos nas ações do dia a dia. Mas engana-se quem pensa que essas palavras representam a mesma coisa. Além disso, os dois são estudados por diferentes campos da física dentro da suatermologia.
O calor e as suas ações sobre a matéria entram no raio de pesquisa da termologia. Enquanto isso, a temperatura e as diferentes formas de medição são estudadas pela termometria. Dessa forma, é preciso entender os diferentes conceitos de temperatura e calor.
Conceito de calor
A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.
É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.
Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.
Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.
Conceito de temperatura
Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.
A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.
Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).
No Brasil é mais comum a utilização da escala Celsius. Em países de língua inglesa o Fahrenheit tem preferência. Enquanto que na ciência a escala Kelvin é a principal.
Veja na tabela abaixo a relação entre as escalas de temperaturas. Lembrando que elas usam como base o ponto de fusão e ebulição da água.
Dicas Enem
Para você que vai prestar o Enem, se ligue nos conceitos de temperatura e calor que estão situados na termologia, pois eles são cobrados com frequência na prova, como no exercício abaixo.
Veja:
[ENEM] Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico.
Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”.
Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
A) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
B) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
C) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
D) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;
(E) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.
Resposta certa: Letra A. Durante o processo de ebulição a temperatura da água se mantém constante, pois a o calor recebido é utilizado para a mudança de estado.
Portanto por mais que sejam usados como termos iguais, calor e temperatura representam dimensões diferentes. Além disso, é preciso entender qual a função de cada um dentro da termologia geral.