A criação das ondas passam pela perturbação oscilante de alguma grandeza física em um determinado espaço e tempo definido. Inicialmente, essa definição pode parecer complexa, mas as ondas e suas funcionalidades estão presentes no nosso cotidiano.
É preciso entender que as ondas se iniciam no ponto de perturbação e transportam energia durante o seu trajeto. Além disso, existem diversos tipos de onda, desde aquelas que precisam de um meio para se propagar até as que não precisam.
Classificação das ondas
Uma classificação básica e necessária para entender o funcionamento das ondas é sobre os meios de propagação.
Ondas mecânicas
São ondas que necessitam de um meio para se propagar, ou seja, não se propagam no vácuo. Dessa forma, as ondas mecânicas transportam energia potencial e cinética durante a propagação. Alguns exemplos são cordas, superfície de líquidos e o som.
Ondas eletromagnéticas
Esse tipo de onda é gerada por um carga elétrica oscilante que consegue se propagar no vácuo e em outros meios. São exemplos de ondas eletromagnéticas o raio x, as ondas de rádio e o microondas.
Frentes de onda
A partir do entendimento de que as ondas se propagam em um determinado meio, é possível entender o que é frente de onda. Esse conceito se refere aos pontos atingidos por uma perturbação. Ou seja, é a região alcançada por um determinado pulso.
Além disso, quando uma onda se propaga é criado um raio da onda. Esse raio é uma linha perpendicular às frentes de ondas e que tem origem na fonte de ondas. Essa linha é traçada para servir de direção da propagação em cada local do meio.
As frentes de ondas podem possuir diversos formatos. Veja alguns exemplos abaixo:
Frente circular
Ao arremessar uma pedra em um lago, a superfície do líquido sofrerá uma perturbação e terá uma propagação circular. Dessa forma, a frente de onda forma uma circunferência, dando origem a uma onda circular.
Frente reta
Quando alguém agita a água de uma piscina com um cano ou um espeto estará produzindo uma onda reta. Isso acontece porque a frente de onda criada será um segmento de reta em relação à superfície.
Frente esférica
Quando um fósforo ou uma lâmpada redonda são acesos em um ambiente isótropo, homogêneo e transparente eles produz uma onda luminosa esférica. Nesse casos, a frente de onda é uma esfera.
Dicas Enem
Para você que vai prestar o Enem, saiba que as ondas são assunto frequente da prova como no exercício abaixo.
(Enem) Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras.
Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.
Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?
A) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.
B) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.
C) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.
D) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.
E) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.
Resposta correta: letra A. Esse fenômeno é possível de acontecer com o som e a luz por ambos serem feixes e dessa forma serem passíveis de difração.
Em resumo, quando existe o transporte de energia entre dois pontos, sem que ocorra transferência de matéria, é considerado uma onda. Além disso, as ondas podem ter diversos formatos e se propagarem em todos os sentidos do meio.
Portanto, continue acompanhando nosso blog. Bons estudos e boa sorte!